Vídeo: Mais de dez baleias são avistadas neste fim de semana em Laguna

Gigantes que procuram o litoral brasileiro nesta época do ano para reproduzir e cuidar dos filhotes, as baleias vão sendo vistas cada vez mais nas praias de Laguna. Entre sábado, 8, e este domingo, 9, um total de 16 mamíferos foram visualizados na costa do município.

Coordenador do Laboratório de Zoologia (Labzoo), da Udesc, o professor Pedro Castilho contou ao Portal Agora Laguna que foram doze baleias avistadas (seis grupos, de fêmeas e filhotes) só neste domingo. “As imagens [veja no vídeo] foram feitas hoje na praia do Gi. São duas fêmeas com filhotes. Durante o período de monitoramento as duas estavam se deslocando paralelamente a praia em direção à Pedra do Frade”, detalha.

Segundo o especialista, a equipe do laboratório observou muita interação social entre as mães e filhotes, e que estes passaram a maior parte do tempo “rolando” e se esfregando sobre as fêmeas.

A observação de baleias tem chamado atenção nos últimos dias e, diz Castilho, não é necessário uso de equipamentos especiais. “Em terra pode ser feita de forma simples, buscando pontos mais altos e seguros. A busca por borrifos e exposição do dorso pode ser feita com auxílio de binóculo ou a olho nu”, ensina.

A temporada de reprodução das baleias-francas no litoral catarinense começou em julho e se estende até novembro. Nesse período, o avistamento desses animais é acompanhado por pesquisadores que estudam o comportamento dos mamíferos e outros pontos associados à espécie.

Foto: Pedro Castilho/LabZoo Udesc