Previous
Next

Terça-feira com risco de temporais localizados; forte onda de frio a partir de quarta

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Mesmo com o início do dia com a presença de sol em Laguna, aos poucos as nuvens ganham força e a terça-feira, 18, deve ser com tempo fechado e com risco de temporais localizados em todas as regiões de Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram.

Devido a formação de um sistema de baixa pressão, há previsão de temporais localizados, com chuva forte em curto intervalo de tempo, raios, rajadas intensas de vento (acima de 60km/h) e granizo para o início de tarde.

A quarta-feira, 19, será marcada por temporais em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale na madrugada. No decorrer do dia, a atuação de uma frente fria favorecerá um dia nublado e com chuva. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de: 10°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior cobertura das nuvens, as temperaturas não sobem muito e as máximas não passam dos 20°C na porção oeste e variam de 16°C a 19°C nas demais áreas.

Em Laguna

Terçamínima 15ºC e máxima 20ºC – encoberto com chuva;
Quartamínima 12ºC e máxima 20ºC – encoberto com chuva;
Quintamínima 8ºC e máxima 13ºC – nebulosidade variável e chuva isolada;
Sextamínima 7ºC e máxima 11ºC – encoberto com chuva.

Frio intenso com neve em SC

A semana inicialmente será marcada por chuva em SC, com condição de temporais localizados na tarde e noite desta terça-feira, 18). A partir de quarta, a temperatura declina acentuadamente com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil e a semana termina gelada.

Na noite de quinta-feira, 20, o frio intenso e alta umidade favorecem a condição de neve no Planalto Sul. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, 21, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul. No fim de semana, a umidade diminui e o frio mais seco provoca formação de geada no estado.

Veja os detalhes

Terça-feira (18/08):
Tempo: instável com variação de nuvens em SC, com chuva a partir do oeste e norte do decorrer do dia, estendendo-se a todas as regiões na tarde e noite com risco de temporais localizados em SC, com chuva forte em curto intervalo de tempo, granizo e rajadas intensas de vento, sobretudo no oeste e norte do estado, e a região da Grande Florianópolis.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

Quarta-feira (19/08):
Tempo: céu encoberto com chuva e trovoadas em SC, devido a chegada de frente fria.
Temperatura: amena e em declínio acentuado no final do dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.

Quinta e Sexta-feira (20 e 21/08):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).