Foto: Idiney Floriano Espindola / Divulgação

Com o trânsito interrompido desde 2013, devido às obras de construção da Ponte Anita Garibaldi, parte da rua Giocondo Tasso, que liga o bairro Cabeçuda à Cohab Mato Alto voltou a ser reaberta.

O bloqueio da via, num total de 280 metros, se deu por conta da instalação do canteiro de obras do Consórcio Camargo Corrêa/Martins/Construbase, autorizado pela prefeitura de Laguna na época, conforme decreto nº 3.077 de 22 de junho de 2011.

Uma antiga reivindicação dos moradores, como já noticiada pelo Portal Agora Laguna no ano passado, onde na época, os residentes da região em conjunto com a Associação de Moradores Vila Francisco de Assis Soares passaram a cobrar do poder público providências para a reabertura da via que deveria ocorrer em 22 de junho de 2016, conforme lei (n° 1893), criada pelo então prefeito Everaldo dos Santos estipulando um prazo de até 30 dias para que o Executivo realizasse o trabalho de desobstrução do local, o que não ocorreu.

“Já foi feito o patrolamento e vamos colocar material para melhorar mais ainda e o tráfego já está fluindo normal”, afirma o secretário de Obras da cidade, Renato de Oliveira.

Até o seu fechamento, a rua servia como itinerário do transporte público saindo de Cabeçuda em direção ao Centro da cidade. “Essa é uma estrada antiga, que por muitos anos foi a principal via de acesso ao Centro, margeando a Lagoa Santo Antônio dos Anjos”, comenta um morador.

A empresa Lagunatur já estuda o retorno de algumas linhas pelo local, após o término da pandemia que trouxe restrições e diminuição de alguns horários. Um loteamento residencial deve ser construído no local.