Previous
Next

Quase 150 idosos fazem teste para coronavírus no primeiro dia de testagem em massa, em Pescaria Brava

Divulgação

Pescaria Brava começou na terça-feira, 4, um processo de testagem em massa com objetivo de examinar toda a população idosa com mais de 60 anos, que reside na cidade e só no primeiro dia, 144 pessoas foram testadas. Desse total, cinco moradores tiveram resultado positivo para a doença.

Os casos positivos são todos de mulheres: duas do bairro Km-37 (82 e 71 anos), uma de Laranjeiras (64) e duas na comunidade de Siqueiro (73 e 70). Apenas a idosa de 82 anos está curada.

Os testes ocorreram em quatro localidades:

  • Laranjeiras (22 idosos testados)
  • Km-37 (58 idosos)
  • Barreiros (41 idosos)
  • Sertão da Estiva (23 idosos)

Segundo o secretário de Saúde, Henrique Castro, a escolha desse público ocorreu com base nas estatísticas do município, já que os três óbitos registrados até o momento foram de pessoas acima de 60 anos. “É um trabalho de prevenção: cuidar de quem cuidou de nós”, define.

Ao todo, são 1,6 mil pessoas que serão testadas em duas semanas, conforme previsão da prefeitura municipal. A execução da testagem em massa ocorre após a cidade ter adquirido 1,5 mil testes, em consórcio com a Amurel.

Números desta quarta-feira, 5 de agosto

Nesta quarta-feira, 5, mais nove pessoas testaram positivo para a doença. Pescaria Brava tem ao todo, 178 casos confirmados de coronavírus, sendo que há 136 recuperados e 38 em isolamento – um está internado em UTI.

Há 37 pessoas que fizeram teste e aguardam resultado dos testes feitos pelo Laboratório Central (Lacen). Um total de 516 moradores tiveram resultado negativo e três pessoas morreram em decorrência da doença.

Por bairro, o panorama é o seguinte:

  • Barreiros: 21 mulheres, 17 homens e seis crianças – desse total, 34 estão recuperados e dez cumprem isolamento domiciliar.
  • Sertão da Maricota: duas mulheres e uma criança – desse total, dois estão recuperados e um cumpre isolamento domiciliar.
  • Laranjeiras: cinco mulheres, nove homens e duas crianças – desse total, 11 estão recuperados e cinco cumprem isolamento domiciliar.
  • Siqueiro: duas mulheres e dois homens – desse total, dois estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Varginha: uma mulher, já recuperada.
  • Taquaraçu: quatro mulheres, sete homens e uma criança – desse total, nove estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar. Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Santiago: uma mulher e dez homens – desse total, nove estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Estiva: sete mulheres e seis homens – desse total, oito estão recuperados, quatro cumprem isolamento domiciliar. Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Sertão de Baixo: sete mulheres, dez homens e duas crianças – desse total, dez estão recuperados, cinco cumprem isolamento domiciliar (um hospitalizado). Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Sertão de Cima: duas mulheres e dois homens – desse total, dois estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Carreira do Siqueiro: duas mulheres, já recuperadas.
  • Km 37: 13 mulheres, 11 homens e uma criança – desse total, 18 estão recuperados e sete cumprem isolamento domiciliar.
  • Ponta de Laranjeiras: seis mulheres, dez homens e cinco crianças – desse total, 18 estão recurados e três cumprem isolamento domiciliar.
  • Barranca: uma mulher, já recuperado.
  • Pescaria Brava (centro): dois homens – desse total, um recuperado e um cumpre isolamento.
Divulgação/PMPB

SC: 95,4 mil casos confirmados

Segundo o governo estadual, há 95.410 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 82.803 estão recuperados e 11.301 continuam em acompanhamento. Os números são desta quarta-feira, 5. Desde o início da pandemia, 1.306 óbitos foram causados pela Covid-19 e a taxa de letalidade é de 1,37%.

Os números indicam que 293 municípios já confirmaram pelo menos um caso e 166 têm registro de ao menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que registra 8.196 casos, seguida por Blumenau (5.845), Balneário Camboriú (4.573), Chapecó (4.086), Itajaí (3.891), Florianópolis (3.823), Criciúma (2.973), Brusque (2.780), São José (2.767) e Palhoça (2.685).

Há 1.387 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.163 estão ocupados, sendo 527 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 83,9% e há 224 leitos vagos atualmente.

Brasil

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira. O país registrou 1.322 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 97.418 óbitos. Em casos confirmados, já são 2.862.761 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 54.685 desses confirmados no último dia.

Previous
Next