Quase 150 idosos fazem teste para coronavírus no primeiro dia de testagem em massa, em Pescaria Brava

Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 308 visualizações,  4 views today

Pescaria Brava começou na terça-feira, 4, um processo de testagem em massa com objetivo de examinar toda a população idosa com mais de 60 anos, que reside na cidade e só no primeiro dia, 144 pessoas foram testadas. Desse total, cinco moradores tiveram resultado positivo para a doença.

Os casos positivos são todos de mulheres: duas do bairro Km-37 (82 e 71 anos), uma de Laranjeiras (64) e duas na comunidade de Siqueiro (73 e 70). Apenas a idosa de 82 anos está curada.

Os testes ocorreram em quatro localidades:

  • Laranjeiras (22 idosos testados)
  • Km-37 (58 idosos)
  • Barreiros (41 idosos)
  • Sertão da Estiva (23 idosos)

Segundo o secretário de Saúde, Henrique Castro, a escolha desse público ocorreu com base nas estatísticas do município, já que os três óbitos registrados até o momento foram de pessoas acima de 60 anos. “É um trabalho de prevenção: cuidar de quem cuidou de nós”, define.

Ao todo, são 1,6 mil pessoas que serão testadas em duas semanas, conforme previsão da prefeitura municipal. A execução da testagem em massa ocorre após a cidade ter adquirido 1,5 mil testes, em consórcio com a Amurel.

Números desta quarta-feira, 5 de agosto

Nesta quarta-feira, 5, mais nove pessoas testaram positivo para a doença. Pescaria Brava tem ao todo, 178 casos confirmados de coronavírus, sendo que há 136 recuperados e 38 em isolamento – um está internado em UTI.

Há 37 pessoas que fizeram teste e aguardam resultado dos testes feitos pelo Laboratório Central (Lacen). Um total de 516 moradores tiveram resultado negativo e três pessoas morreram em decorrência da doença.

Por bairro, o panorama é o seguinte:

  • Barreiros: 21 mulheres, 17 homens e seis crianças – desse total, 34 estão recuperados e dez cumprem isolamento domiciliar.
  • Sertão da Maricota: duas mulheres e uma criança – desse total, dois estão recuperados e um cumpre isolamento domiciliar.
  • Laranjeiras: cinco mulheres, nove homens e duas crianças – desse total, 11 estão recuperados e cinco cumprem isolamento domiciliar.
  • Siqueiro: duas mulheres e dois homens – desse total, dois estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Varginha: uma mulher, já recuperada.
  • Taquaraçu: quatro mulheres, sete homens e uma criança – desse total, nove estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar. Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Santiago: uma mulher e dez homens – desse total, nove estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Estiva: sete mulheres e seis homens – desse total, oito estão recuperados, quatro cumprem isolamento domiciliar. Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Sertão de Baixo: sete mulheres, dez homens e duas crianças – desse total, dez estão recuperados, cinco cumprem isolamento domiciliar (um hospitalizado). Um morador morreu em decorrência do vírus.
  • Sertão de Cima: duas mulheres e dois homens – desse total, dois estão recuperados e dois cumprem isolamento domiciliar.
  • Carreira do Siqueiro: duas mulheres, já recuperadas.
  • Km 37: 13 mulheres, 11 homens e uma criança – desse total, 18 estão recuperados e sete cumprem isolamento domiciliar.
  • Ponta de Laranjeiras: seis mulheres, dez homens e cinco crianças – desse total, 18 estão recurados e três cumprem isolamento domiciliar.
  • Barranca: uma mulher, já recuperado.
  • Pescaria Brava (centro): dois homens – desse total, um recuperado e um cumpre isolamento.
Divulgação/PMPB

SC: 95,4 mil casos confirmados

Segundo o governo estadual, há 95.410 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 82.803 estão recuperados e 11.301 continuam em acompanhamento. Os números são desta quarta-feira, 5. Desde o início da pandemia, 1.306 óbitos foram causados pela Covid-19 e a taxa de letalidade é de 1,37%.

Os números indicam que 293 municípios já confirmaram pelo menos um caso e 166 têm registro de ao menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que registra 8.196 casos, seguida por Blumenau (5.845), Balneário Camboriú (4.573), Chapecó (4.086), Itajaí (3.891), Florianópolis (3.823), Criciúma (2.973), Brusque (2.780), São José (2.767) e Palhoça (2.685).

Há 1.387 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.163 estão ocupados, sendo 527 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 83,9% e há 224 leitos vagos atualmente.

Brasil

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira. O país registrou 1.322 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 97.418 óbitos. Em casos confirmados, já são 2.862.761 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 54.685 desses confirmados no último dia.