Pesquisa de acadêmica da Udesc Laguna propõe formas para estimular cicloturismo

A acadêmica Jeane Silva, da décima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, elaborou artigo científico que apresenta diretrizes e requisitos essenciais para hospedagens receberem ciclistas, estimulando assim o cicloturismo. Confira o estudo.

Intitulado “Sistematização de diretrizes projetuais para meios de hospedagem personalizados para cicloturistas como incentivo à ciclomobilidade”, o artigo foi orientado pelo professor Leandro Silva Leite e desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Teoria da Arquitetura Contemporânea da Udesc Laguna.

O trabalho de Jeane despertou o interesse, por exemplo da revista científica “Modern Environmental Science and Engineering” (ISSN 2333-2581), publicação de Ciência Ambiental e Engenharia de Nova York, nos Estados Unidos, que promove pesquisa interdisciplinar de relevância política em questões ambientais. Após receber convite do periódico, a aluna está com o artigo submetido às etapas necessárias de avaliação para publicação.

O estudo de Jeane já foi publicado pelo 9º Seminário Internacional Projetar: Arquitetura e Cidade: Privilégios, Conflitos e Possibilidades (acesse o material) e no livro “Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 2” (disponível em e-book).

Sobre o estudo

No artigo, Jeane demonstra, com exemplos práticos, como as hospedagens podem se adaptar em relação ao cicloturismo. Para a realização dessa análise, foram selecionados três meios de hospedagem existentes, edificações que investiram em recursos para oferecer suporte aos usuários de bicicleta.

Segundo a aluna da Udesc Laguna, o objetivo da pesquisa é oferecer diretrizes projetuais para o setor da hotelaria criar e remodelar hospedagens considerando esse mercado em expansão.

“Acredito que, a cada dia, fica mais clara a importância de incentivar e colocar em prática atividades saudáveis, tanto para as pessoas quanto para o planeta, e o cicloturismo é uma delas”, destaca Jeane.

Notícias relacionadas

Previous
Next