Nova edição de livro sobre Anita Garibaldi será lançada na sexta-feira

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Publicado pela primeira vez há 11 anos, o livro “Anita: a Guerreira das Repúblicas e da Liberdade” ganha na próxima sexta-feira, 28, sua nova edição. O relançamento da obra, revisada e ampliada, aconteceu após o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) ter sido contemplado com recursos do edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O livro relata a biografia de Anita Garibaldi trazendo novos fatos. “Uma destas descobertas mostra que, anos antes de conhecer Giuseppe Garibaldi, Anita, ainda na infância, já recebia influências republicanas vindas de seu tio por parte de mãe”, antecipa o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, que escreveu a obra.

Na comparação com o livro de 1999, há novidades, como um capítulo dedicado às Guardiãs de Anita, departamento do CulturAnita criado para preservar a memória da Heroína dos Dois Mundos, à exemplo da legião garibaldina Camisas Vermelhas, existente na Itália. A publicação também fala sobre a informação que o Ministério da Guerra do Império Brasileiro mandou publicar a falsa notícia de que Anita havia morrido na batalha de Forquilhas, em Curitibanos.

“A figura de Anita Garibaldi é inspiradora e sua biografia mais ainda. Poder ampliar os conhecimentos sobre essa importante personagem da história mundial foi um desafio enorme e com esse livro, esperamos ter conseguido cumprir nosso objetivo, o de difundir cada vez mais os feitos da nossa heroína”, sustenta Cadorin. O livro será comercializado a R$ 60, em loja virtual (acesse).

Um dos destaques do livro são ilustrações inéditas que recriaram digitalmente o rosto de Anita Garibaldi e do padre católico Vicente Cordeiro, presidente da República Catarinense, fundada em 1839. As recriações foram feitas a partir de desenhos antigos a nanquim e descrições preservadas em correspondências daquela época.

O evento virtual terá participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do diretor do Instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin, do representante do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Cláudio Silveira, e do gerente de Patrimônio Imaterial da FCC, Rodrigo Rosa.

O livro é uma das ações preparadas pelo CulturAnita em preparação para o bicentenário de Anita Garibaldi, que será comemorado em 2021, unindo quatro países. O lançamento será transmitido pelas mídias sociais do instituto e da FCC.

Serviço

O quê: Rumo ao Bicentenário de Anita – Comemorando os 199 anos de nascimento da Heroína.

Quando: sexta-feira, 28, às 19h.

Onde: pelo Youtube do CulturAnita e da FCC.

Previous
Next