Missa solene celebra Senhor Bom Jesus do Socorro, em Pescaria Brava

Divulgação

Fiéis católicos de Pescaria Brava poderão celebrar na noite desta quinta-feira, 6, o padroeiro do município, Senhor Bom Jesus do Socorro, em missa solene. A tradicional festa em honra ao santo protetor não poderá ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus, que impõe sérias restrições de convívio social.

A missa vai acontecer na igreja central e irá observar todos os protocolos sanitários definidos pelo comitê regional de saúde da Amurel. Apenas 30% dos fiéis poderão acompanhar a celebração, com todos utilizando máscara, incluindo os dirigentes da missa. A apresentação musical ao vivo está proibida.

A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook da igreja (acesse aqui). Nesta quinta-feira, é feriado na cidade em honra ao padroeiro, que também terá uma procissão motorizada no sábado, 8, às 14h.

Igreja centenária

Segundo moradores mais antigos da cidade, a igreja foi toda construída em estilo barroco por escravos africanos. Na construção, pedras trazidas de canoa da Ilha Grande foram utilizadas e o concreto foi feito a partir de conchas moídas e óleo de baleia. A edificação data do século XIX.

Entre 1857 e a década de 1980, a igreja foi sede de paróquia, que foi extinta e incorporada à região paroquial de São Pedro Apóstolo de Cabeçuda, em Laguna, onde permanece até hoje. A igreja de Senhor Bom Jesus do Socorro de Pescaria Brava é tombada pelo patrimônio histórico catarinense desde 1998.

Previous
Next