Foto: Divulgação/PML

O arquiteto Marcus Paulino Teixeira assumiu nesta quarta-feira, 19, o cargo de secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico e Social de Laguna. Ele é o sexto gestor que entra para o governo Candemil (MDB) em 2020 e o segundo titular da pasta a assumir neste ano.

A nomeação dele foi assinada pelo prefeito interino Júlio Willemann (PSD) e deve ser publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, 20. Teixeira já atua há quase dois anos como analista na pasta e assume o cargo no lugar de Morgana Rodrigues, que deixou a função na terça-feira, 18.

Ao Portal Agora Laguna, o novo gestor disse que já tem algumas ideias para serem aplicadas, e antecipa que a primeira ação realizada será um levantamento para conhecer melhor a estrutura da pasta, como equipe e projetos em andamento.

“Essa é uma gestão que valoriza o parecer técnico e dá liberdade para trabalhar dentro da lei e isso foi fundamental para aceitar o convite, além daquela vontade de querer contribuir de alguma forma, agilizando processos e trazendo ideias”, comenta Teixeira.

As mudanças ocorridas atualmente na administração municipal também tem ocorrido, segundo Willemann, com referência ao decreto de economia adotado pela prefeitura de Laguna. “[Acontece] Dentro da proposta de contenção de despesas e diminuir cargos comissionados será gradual”, diz.

Trocas no secretariado

Marcus Paulino Teixeira é o terceiro gestor titular de Planejamento neste ano. A saída de Morgana Rodrigues é a segunda neste ano na pasta de Planejamento. A secretaria iniciou 2020 sob gestão de Silvania Cappua Barbosa, passou por Gabriela Belmiro, de maneira interina.

Na Assistência Social, o ex-vereador Aderbal Moreira foi nomeado, em janeiro, secretário da pasta que estava sem titular desde setembro do ano passado – a gestão interina foi exercida por Valmor Pacher (presidente da Fundação Irmã Vera) e depois por Luciana Fernandes Pereira (secretária de Finanças, Administração e Serviços Públicos).

Com a morte de Moreira, em fevereiro, a função passou a ser exercida pelo ex-vereador José Carlos Mendes Netto, que depois trocou de cargo com a secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino – atualmente gerindo a Assistência Social municipal.

Já na Educação e Esportes, no começo do ano, em janeiro de 2020, a pasta deixou de ser comandada por Janaína Preve e passou para a gestão da professora Marilete Nunes, de janeiro a março de 2020. Dias após a suspensão das aulas, o professor Carlos Felipe Schmidt assumiu o cargo.

Quem é Marcus Paulino Teixeira

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Udesc de Laguna, o novo secretário também tem escritório voltado para atuação na área na cidade. Teixeira também tem carreira musical, com mais de 20 anos de atividade no ramo, sendo boa parte dessa trajetória liderando a banda Juízo e com participações na escola de samba Os Democratas.