Hospital inaugura leitos de UTI amanhã

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Dez leitos de terapia intensiva construídos em 2014 pelo Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, serão inaugurados mais de uma década depois do projeto de implantação ter sido criado. A cerimônia, restrita para evitar o contágio do novo coronavírus, vai acontecer na noite de quinta-feira, 13.

A conclusão dos leitos foi feita há menos de um mês. Para completar as etapas de construção faltantes, o hospital recebeu R$ 476 mil a partir de convênio, assinado entre a instituição e a prefeitura municipal.

Nesta quarta-feira, 12, chegaram medicamentos para tratamento de pacientes. “São de alto custo e estavam em falta no mercado, o que estava atrasando a inauguração da UTI. Acabamos de conseguir junto à Secretaria de Saúde do estado”, informou o diretor técnico do hospital, Gabriel Scalon.

A abertura oficial dos leitos ocorre na segunda-feira, 17, exclusivamente para atender a pacientes com coronavírus. A ideia é que o governo do Estado arque com os custos para manter o setor até dezembro deste ano. Os recursos virão dos cofres estaduais e do governo federal.

A partir do próximo ano, os custos ficam com o hospital. Há a possibilidade de que as emendas impositivas da Câmara de Laguna, num valor aproximado de R$ 2 milhões sejam destinadas à casa hospitalar lagunense para auxiliar no custeio do setor.

Inauguração online

A cerimônia de inauguração contará apenas com a presença de autoridades, incluindo com a expectativa da presença do secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro. O evento será transmitido simultaneamente pela página do hospital no Facebook, pelo Portal Agora Laguna e pela Difusora.

Todos os cuidados com a higienização e distanciamento social serão adotados pelos organizadores durante o ato.

Divulgação / Agora Laguna