A menos de 30 dias das convenções partidárias e faltando poucos meses para a eleição de novembro, o Republicanos (antigo PRB) já tem suas metas definidas, conforme garantiu o presidente do partido em Laguna, Alvino José Junior. O comandante republicano foi o primeiro entrevistado da série de reportagens que vai levar ao leitor do Portal Agora Laguna o panorama de como está a organização dos partidos políticos da cidade juliana.

Segundo Alvino, o Republicanos passou nos últimos meses por um momento de construção interna que deve refletir de forma ostensiva na eleição, com a apresentação de uma nominata de candidatos ao Legislativo com ao menos 16 nomes e, em suas palavras, “com expectativa de vitória”. “Estamos empenhados em apresentar uma nominata de vereadores com chance de eleger no mínimo um edil eleito”, detalha.

Na eleição de novembro, o partido deve confirmar, em convenção, uma coligação com o Democratas. “Já está praticamente batido o martelo”, entrega Alvino. A legenda filiou o ex-vice-prefeito de Laguna, Zeno Alano Vieira (ex-MDB) e o lançou como pré-candidato a vice na virtual chapa encabeçada pelo atual vereador Peterson Crippa (ex-PP). “A possibilidade que vislumbramos é a de disputar a majoritária, mas com pés no chão”, descreve. O Republicanos conta atualmente com 72 filiados.

Desde 2008, partido participa das eleições em Laguna

O Republicanos tem 15 anos de existência política. Surgiu no ano de 2005, como Partido Municipalista Renovador (PMR) e mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB) até chegar na denominação atual, anunciada no ano passado. A legenda teve um salto considerável em Santa Catarina ao eleger o comunicador Hélio Costa, como o deputado federal mais votado do estado e o religioso Sérgio Motta, como um dos deputados estaduais com expressiva votação.

No cenário municipal, o partido disputa eleições de 2008. No primeiro pleito que disputou, integrou a coligação que elegeu Célio Antônio (PT) a um segundo mandato. Na época chamado de PRB, não conseguiu eleger vereador – mas fez um suplente, o bombeiro Antônio da Silva (hoje no Progressistas).

Quatro anos depois, apoiou novamente uma candidatura petista. Desta vez, o PRB ofereceu candidato à vaga de vice-prefeito com o nome de Jefferson Crippa compondo com Tanara Cidade (PT) – não eleitos. O partido inscreveu apenas um candidato a vereador naquela eleição: Ademir Gonçalves, que arrematou 59 votos.

Em 2016, na última eleição como PRB, a sigla se aliou à chapa de Samir Ahmad (hoje no PSL) – não eleito. Nesta disputa, concorreram três candidatos a vereador (Kleiner Nascimento, Adilson Mariano e Carolina Natal) que obtiveram, juntos, 318 votos do eleitorado de Laguna.