Chuva e chance de temporais continuam durante o final de semana

O tempo fechado e a chuva dos últimos dias seguem atuando neste final de semana, segundo previsão da Defesa Civil catarinense. A partir da tarde deste sábado, 15, há chance de temporais com chuva forte e raios, eventual queda de granizo e vendaval isolado, principalmente em áreas da porção Oeste, Norte e Nordeste do estado.

No fim do dia, uma frente fria chega ao litoral Sul. Já no domingo, 16, o dia começa com pancadas de chuva e temporais isolados no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale, que perdem intensidade no decorrer do dia. Mas, ainda há previsão de chuva isolada devido ao avanço da frente fria. Nas demais áreas, o dia começa com chuva isolada, mas com gradual melhora ao longo do dia.

Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (mínimas de 7°C), amenas no restante do estado: 10°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e de 14°C a 17°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas ficam amenas, com máximas até 22°C na região.

Veja a previsão do tempo para o final de semana e segunda-feira

Em Laguna

Sábadomínima 16ºC e máxima 27ºC – pancadas de chuva isoladas;
Domingomínima 12ºC e máxima 17ºC – nebulosidade e chuva variável;
Segundamínima 10ºC e máxima 19ºC – sol com muitas nuvens;
Terçamínima 13ºC e máxima 24ºC – nebulosidade variável e chuva isolada.

Tornados são registrados em Santa Catarina

Durante a tarde da última sexta-feira, 14, tempestades severas e tornados foram registrados no território catarinense. Ocorreu o registro de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde rajadas de vento que provocaram destelhamento e destruição de edificações.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, vale destacar que a distância entre as cidades é de 100 km. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30 e 15h35 sobre o município de Água Doce.

Informações preliminares apontam que em Água Doce 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas, 700 pessoas foram desabrigadas e 25 desalojadas. No município 11 pessoas foram feridas, sendo duas de forma mais grave.

Em Catanduvas 235 residências tiveram os telhados danificados e duas foram destruídas. No município de Ibicaré foram registrados danos em três comunidades de interior, duas igrejas e dois pavilhões. Em Tangará ocorreram destelhamentos em todos os bairros, estima-se que 90% das casas e empresas foram atingidas, e cinco pessoas ficaram feridas.

A Defesa Civil municipal informou que 100 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas. Já em Vargem Bonita os primeiros números apontam 1300 casas com os telhados danificados, 30 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas.

Os levantamentos ainda estão sendo realizados e informações mais concretas serão divulgadas na manhã de sábado.

Veja os detalhes

Sábado (15/08):
Tempo: instável em SC, com condição de chuva no início da manhã, o Meio-Oeste ao norte de SC. No decorrer do dia, variação de nuvens com aberturas de sol. No decorrer da tarde e noite, chuva novamente em boa parte do estado.
Temperatura: em elevação, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste, passando sul do oeste ao sul do estado e no litoral, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado influenciando SC. No fim do dia, uma frente fria chega ao litoral Sul.

Domingo (16/08):
Tempo: instável com chuva em SC, devido ao avanço da frente fria. No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste e sul do estado.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria e a chegada da massa de ar frio.

Segunda-feira (17/08):
Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões de SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, variação de nuvens e chuva devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Terça-feira (18/08):
Tempo: sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, variação de nuvens e chuva devido a circulação marítima. No decorrer da tarde e noite condição de chuva em todas as regiões. Risco de temporal isolado.
Temperatura: em pequena elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (19/08):
Tempo: Muitas nuvens com chuva no decorrer do dia com a chegada de uma nova frente fria em todas as regiões do estado.
Temperatura: em declínio no final do dia.
Vento: norte a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Notícias relacionadas

Previous
Next