Agora da Redação: ‘Um novo hospital está nascendo’

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Com o slogan que abre o espaço de notas dos últimos acontecimentos da cidade, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos comemora a nova fase vivida. Uma das mais antigas casas hospitalares do Sul catarinense, fundada em abril de 1855, agora tem nova identidade visual.

O logotipo é a imagem pública de uma empresa e serve para diferenciá-la dentre tantas outras existentes. Colorido em tons de azul, que na psicologia remete à tranquilidade, o símbolo é formado por três pilares: família, médicos e equipe hospitalar, que sustentam o paciente, figura central da identidade visual do hospital.

A nova identidade começa a ser aplicada aos poucos e um dos seus primeiros usos foi revelada na foto conseguida com exclusividade pelo Portal Agora Laguna, da porta de entrada da UTI de Laguna. Os dez leitos foram inaugurados ontem e agora o hospital tem duas metas: reformar a emergência e continuar mantendo a UTI.

Animais à vista

Portal tem recebido imagens de animais marinhos na orla das praias de Laguna. A cena não é difícil de acontecer. Eles fazem viagens extensas e chegam à costa brasileira cansados e debilitados. Sem forças, acabam encalhando nas praias. Se você encontrar um animal marinho, vivo ou morto, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), pelo número 0800 642 3341 (8h às 18h).

Deputados em Laguna I

Deputado federal mais bem votado no estado na última eleição, Hélio Costa (Republicanos) esteve em Laguna no começo da semana, onde visitou políticos locais. Em Capivari de Baixo e Imaruí, repetiu a mesma agenda. A cidade juliana recebeu recentemente R$ 350 mil destinados pelo parlamentar através de emenda impositiva para aplicação na Saúde.

Deputados em Laguna II

Já na quarta-feira, 19, estará na cidade o deputado estadual Fabiano da Luz (PT). O parlamentar visita o hospital de Laguna e visita os correligionários petistas.

Laguna rica

Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Laguna tem riqueza de R$ 1021,83/por habitante. É a 571ª do Brasil, conforme o estudo feito com base nos impostos de renda do país.

Prefeitura fora do ar

A partir de 15 de agosto, conforme manda a lei eleitoral, o município de Laguna e o de Pescaria Brava desativarão seus canais institucionais de informação, como site e rede social. A única exceção será a publicação dos boletins da situação do coronavírus. Os meios voltam a funcionar após 15 de novembro, quando ocorre a eleição nesta duas cidades.

Fora do cenário

Repercute a informação trazida em primeira mão pelo Agora Laguna de que o Progressistas não estará presente na disputa política de novembro, fato inédito nos 40 anos de existência do partido. O PP já esteve na prefeitura com Mário Remor, João Gualberto Pereira (dois mandatos) e Jorge Tadeu Zanini (deposto em 1994). A sigla também não tem mais diretório formado.

Fora do cenário II

No histórico de partidos que já disputaram eleições em Laguna, outro que está desaparecido é o PTB. Desde 2008, o partido não tem mais diretório na cidade. A lembrar que a legenda chegou a eleger um vice-prefeito: Aderbal Zapelini, em 2004, mas que posteriormente migrou para o PSDB.

Fora do cenário III

Sem diretório municipal também está o Partido Verde (PV), que disputou a última eleição em 2016. Filiados consultados pela reportagem do Portal, para a produção da série de entrevistas, não sabem dizer se a legenda tem alguma liderança atual. O PV nunca elegeu vereador no município.

Rodoviária

Segue com a estrutura de cobertura comprometida o prédio da rodoviária municipal. Com o temporal e fortes ventos do último dia 30 de junho, ainda não foi realizada pela prefeitura as devidas manutenções. Chove no local e o espaço tão importante para a cidade segue em muitos horários com cara de abandono. Furtos e depredações já foram registrados no local, como mostrado no último domingo pela reportagem do portal.

Foto: André Luiz

Plantão

No fim de semana que se aproxima, sempre bom lembrar que caso seja necessário, a Vigilância Epidemiológica de Laguna atende em regime de plantão pelo telefone: (48) 9 9660-0472 (7h às 19h).

Explicação

Portal Agora Laguna publicou na quinta-feira, 13, entrevista com o presidente do Democratas de Laguna, Rômulo Camilo, dentro da série de reportagens que o site vem publicando desde a última semana. A matéria iria ser publicada na quarta, mas por razões operacionais e em comum acordo entre a produção da série e o diretório do partido a data foi modificada. Na sexta-feira, 14, será a vez do PRTB de Laguna detalhar seus planejamentos.

Notícias relacionadas