UTI de Laguna abre a partir de agosto para pacientes com Covid-19

Os dez leitos de terapia intensiva do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna serão abertos a partir de agosto, com foco em receber pacientes contaminados com coronavírus. O anúncio foi feito em reunião na capital Florianópolis, entre o governo do Estado e uma comitiva de Laguna.

O hospital está na fase de conclusão da montagem dos leitos e tem previsão de entregar a UTI em 29 de julho. Em maio, um convênio repassou R$ 476 mil para que as obras fossem concluídas.

O processo de habilitação deve iniciar na sequência, com apoio do Estado que intermediará junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo governo federal. A Secretaria de Estado também afirmou que tem equipamentos disponíveis para fornecer caso surja necessidade.

“O governo do Estado está conversando com o município desde março, e agora chegamos a um prazo. O próprio hospital se manifesta com a possibilidade de abrir novos leitos a partir do início de agosto. O Estado ofertou equipamentos, se eles forem necessários, além de interceder pela habilitação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Ouça:

As autoridades apontaram que é necessária a participação da sociedade para garantir o fracionamento da UTI. O funcionamento da terapia intensiva está garantido pelo governo até o fim de 2020 e agora, o desafio é correr atrás do recurso a partir de janeiro para mantê-la como UTI convencional.

“Nós já estamos trabalhando junto aos demais colegas prefeitos da Amurel dentro de uma proposta que já vem sendo discutida e apoiada por todos[…]. O que nós vamos propor eu acho que eles vão abraçar para que possa a nossa região assegurar a UTI em definitivo”, disse o prefeito Mauro Vargas Candemil.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Notícias relacionadas