Universitárias avistam baleias na praia do Sol

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 596 visualizações,  16 views today

Acadêmicas da Udesc de Laguna que integram o Laboratório de Zoologia (Labzoo) da universidade conseguiram avistar nesta segunda-feira, 6, um grupo de fêmeas com filhotes. As observações aconteceram a partir de um ponto fixo na Pedra do Frade. Os mamíferos estavam na região da praia do Sol.

“As meninas trabalham com uma metodologia do ponto fixo e elas vão fazendo uma varredura de cinco em cinco minutos em uma área que vai da praia do Gi à praia do Sol e vão revezando”, detalha o professor Pedro Castilho, coordenador do Labzoo.

Os avistamentos são feitos através de um binóculo e de teodolito, que é um instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais, usado em trabalhos geodésicos e topográficos. Esses dados ajudam a criar um mapa para determinar o espaço onde as baleias estavam. As universitárias também anotam os dados sobre os comportamentos dos mamíferos tanto fêmea quanto filhote.

Todos os avistamentos são registrados e catalogados. As informações são compartilhadas ainda com o Instituto Australis, que é o órgão especializado no monitoramento da espécie baleia-franca no país.

Foto: Sther Pessoa/Laboratório de Zoologia/Udesc Laguna

Previous
Next