Previous
Next

#SóAcho: Tem nomes na lista que nem eram tão emergenciais assim

ERA PARA SER ‘EMERGENCIAL’, mas a lista divulgada referente a quem recebeu esse auxílio financeiro do governo mostrou uma realidade bem diferente em alguns casos. O que era para apenas favorecer os mais necessitados dentro de alguns critérios tomou novos rumos. Muitos, acredito, não esperavam ter seus nomes divulgados no Portal da Transparência. Muitos desses, falo muitos, certamente estão longe de serem carentes, e tão pouco estão dentro dos critérios do programa. Como diria Bóris: “isso é uma vergonha!”.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

SÓ VOU ACREDITAR VENDO sair do papel e quando começar a obra. Falo da tão falada Ponte do Pontal que vem novamente sendo alvo de várias conversas e anúncios, principalmente pelas visitas do governador Moisés a nossa cidade e agora também foi a informação repassada ao prefeito Mauro Candemil na capital dos catarinenses. O edital do projeto agora é esperado para esse mês, vamos aguardar.

REGIÃO EM ALERTA com os novos números e o aumento considerável dos casos confirmados, provocaram novas medidas restritivas a nível regional e municipal. Nesse ponto é necessário a colaboração de todos nesse momento de saúde coletiva. Vou citar a prática do surfe, muito comentada em nossa cidade. A maioria dos surfistas, claro, por estar em contato direto com a natureza, ter uma boa saúde e uma alta imunidade, podem sim ter contraído o vírus, podem sim estar com o vírus e com grande probabilidade de não sentir sintoma algum e nem um resfriadinho. Porém, podem ser transmissores ativos como em outros esportes (e já tem casos). Essa é a preocupação dos órgãos responsáveis, esse é o cuidado que se tem que ter com o próximo, por isso, novamente vamos passar momentos de restrição e que esse tempo pode ou não ser estendido conforme a colaboração de todos nesse período. No mundo, rompemos a barreira dos 10 milhões de casos e 500 mil mortes. Por isso, é necessário que cada um faça a sua parte, se preservando e se cuidando mais, pensando no outro que não está com uma saúde tão boa como a sua e pensando nos mais idosos, que integram o grupo de risco que são afetados de uma maneira mais severa ao contrair o vírus com alta taxa de mortalidade. Lembre-se: “a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro”. Ou seja, nesse momento pandêmico, a pessoa tem liberdade de fazer o que quiser da própria vida e até chegar a um ponto de pôr em risco a vida do outro. Ai é necessário a cobrança pelo estado, da região e pelo município através das restrições e fiscalizações. Tome todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde com relação a transmissão, pois a vida segue seu rumo, mas de forma diferente, para quem perdeu um ente querido, para quem ficou em casa, para quem teve que continuar trabalhando, ou, infelizmente, para quem perdeu seu emprego. Acho que você pode pensar grande, pesando no próximo que pode estar muitas vezes ao seu lado, na certeza de que juntos vamos vencer.

O VENDAVAL PASSOU e deixou um rastro de destruição por Laguna e pelo estado catarinense, mais uma vez. Falando exclusivamente em nossa cidade, temos comércios contabilizando os prejuízos por falta de energia elétrica, de quem mantém seus estoques congelados. Temos ainda consumidores sem água, item fundamental nesse momento de pandemia. Vamos esperar que em breve volte ao normal.

Foto: Luis Cláudio Abreu/Agora Laguna

DOBRARAM OS CASOS de coronavírus em nossa cidade em apenas dez dias. Se o boletim informativo da prefeitura registrava 36 casos confirmados no dia 22 de junho, chegamos dia 02 de julho com a confirmação de 72 casos. Isso representa uma aumento de 100% nesse curto período. A preocupação foi maior com a divulgação de casos confirmados nos postos de saúde. Falo de quem está na linha de frente e no atendimento aos casos suspeitos. Esse pessoal merece todo respeito e reconhecimento, assim como atenção por parte da Secretaria de Saúde. À eles tiro o meu chapéu, pois, desde o início não tiveram a opção de ficar em suas casas, encararam de frente e continuam encarando esse desconhecido vírus.

LI NO PORTAL Agora Laguna que a entrega da UTI permanece prevista para 29 de julho, data do aniversário de Laguna. Todavia, a conclusão não significa abertura imediata dos leitos. O hospital ainda luta para conseguir obter convênios federal e estadual para o recebimento de recursos necessários à manutenção do setor. Atualmente, a casa hospitalar não possui condições financeiras de manter por conta própria o oferecimento dos leitos de terapia intensiva. Na minha opinião, assim que pronta (estrutura) até por esse momento pandêmico que estamos passando, é que a hora é agora, pois não podemos perder essa chance de ver a UTI funcionando perfeitamente. É necessário esquecer as brigas políticas e unir esforços para isso, caso contrário, podemos perder essa chance bem antes de termos conquistado.

DEUS POUPOU A MINHA VIDA: Esse foi o testemunho nas redes sociais do Alfredo Cini: “Eu venci. Aos meus amigos, gostaria de dizer para vocês que esses dias estou em isolamento total aproximadamente há uns 23 dias. Fiquei muito ruim, muito doente e fiz teste para a Covid-19. E hoje saiu o resultado e deu positivo, porém, Deus teve misericórdia sobre a minha vida. Deus me deu livramento, pois, não aconteceu o pior. Infelizmente, quantas vidas estão sendo ceifadas e pessoas ainda não estão tomando os devidos cuidados. Estou curado, graças a Deus e ainda em fase final de isolamento. Só quem passa por isso, sabe o quanto é sério e agressivo esse vírus. Não é brincadeira não. Pessoal, tomem muito cuidado, usem máscaras, lave-as sempre, usem luvas se necessário, álcool em gel sempre. O sentimento é de uma gripe diferente, muito forte, machuca, ataca tudo. Venho agradecer a equipe do hospital de Laguna pelo atendimento e encaminhamento. E agradecer a equipe do posto de saúde do bairro Esperança, que me recebeu super bem, com todo o carinho com toda atenção e cuidado”. No final, um agradecimento: parabéns aos profissionais da saúde.

Arquivo pessoal

NO COMEÇO FORAM ELOGIOS ao novo ministro da educação na esfera federal, porém, posso afirmar que Decotelli não decolou, não chegou a esquentar cadeira nos cinco dias de que foi ministro. O maior motivo foi por informações desmentidas em seu currículo acadêmico, cheios de controvérsias. Agora, o presidente procura o quarto nome par ocupar a importante pasta da educação.


ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados