#SóAcho: Que depois de tanto decreto, o povo anda ‘meio perdido’

SAÚDE & POLÍTICA não vem dando muito certo nesse momento em que estamos atravessando o combate ‘sem muitas armas’ contra o novo coronavírus. Infelizmente, têm pessoas com posições importantes e que teriam o dever de nos representar, mas que não estão colaborando para isso e o resultado desse desencontro de atitudes corretas, de ações consistentes e de responsabilidade, estamos observando principalmente nas famílias que hoje choram seus mortos. Saúde em colapso e agora é torcer, isso mesmo torcer, para ficarmos livres de entrar em contato com esse vírus, e para não sermos infectados. Torcer mais ainda, se isso acontecer, que o nosso organismo reaja de forma que essa ação que afeta todo organismo possa vir de forma leve, só contando os dias do isolamento e quarentena necessários. Caso contrário, é rezar para que tudo termine bem.

NOVO DECRETO: Mais um novo documento, revoga o decreto e decreta novamente. E as dúvidas claro, foram muitas, entre um abre e fecha que durou aproximadamente cinco dias até o decreto final. Laguna parou, assim como outros município da Amurel em uma nova quarentena, ou de fato, quatro dias, foi o tempo dessa parada necessária em nossa cidade. Nossa região agora é de risco grave, o que preocupa muito várias famílias quando a questão é saúde e onde vamos encontrar um colo caso se necessite de hospital, pois, esse já está no limite. O que faltou? Muita coisa por parte de quem deveria tomar a frente, o que faltou também foi a população se cuidar como deveria e isso ainda está dificultando nesse momento. Não se pode culpar só os governos, os exemplos desse desrespeito estão no dia a dia.

Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

VAI ABRIR, SERÁ? A partir de amanhã o comércio reabre em nossa cidade com as novas medidas de flexibilização defendidas pelos 18 prefeitos da região da Amurel. Hoje deve sair um novo decreto municipal, assim esperamos, e que não traga novidades nem sustos para população em geral. Põe decreto, tira decreto, revoga decreto, etc. Que agora possa ter um entendimento entre eles que estão no comando dessa situação pandêmica que estamos passando.

NA CAPITAL, no início da semana o governo do Estado através do secretário de saúde sinalizou para as unidades de terapia intensiva nas cidades de Braço do Norte, Imbituba e também para Laguna, com prazo determinado até o mês de dezembro deste ano. A abertura no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos está prevista para o início de agosto, fato marcado para após a entrega da parte física do espaço em nossa cidade,  que tem a data do aniversário do município, 29 de julho, para ser finalizada. Foi um time completo com 11 pessoas, do goleiro ao atacante, em busca dessa novidade na capital dos catarinenses. Enfim, vamos ter a UTI aberta, assim esperamos, atendendo e dando um pouco mais de segurança ao grande número de catarinenses que têm sido privados de “respirar com segurança”. É bom lembrar, essa nova UTI de Laguna garante leitos a nível regional, não sendo exclusividade apenas dos lagunenses.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NOSSO MERCADO teve novas notícias publicadas no que se refere a licitação para os boxes existentes, conforme o prefeito Mauro. Inaugurado em janeiro, pouco se mostrou eficiente até agora para as suas finalidades no Centro Histórico. Agora, é esperar tudo isso passar, para termos quem sabe, de fato, nosso Mercado Público aberto. Acho que ainda é cedo para fogos, mas certamente foi uma boa notícia, esperada e aguardada por muitos, principalmente por nós, que pagamos essa conta várias vezes.

SE VOCÊ ESTÁ LENDO essa coluna no conforto de sua casa mesmo em quarentena, aprenda a agradecer o dom da vida, se preserve, se cuide e siga o recomendado. Tem muitos em uma situação bem diferente, pois perderam algo a mais, mesmo estando em pleno gozo da saúde. Vamos ser solidários uns para com os outros, vamos olhar pelo irmão que necessita de algo e esse algo pode estar em sua casa sem serventia pra você.

DESABAFO: Falo do vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, ao afirmar que “não somos burro de carga”. O texto faz referência ao fato de alguns prefeitos somente estabelecerem a quarentena após decisão judicial. Assim foi o desabafo às vésperas do encerramento da tentativa de quarentena regional frustrada pela falta de solidariedade de alguns municípios e principalmente de manutenção de posições acordadas na reunião da Amurel: ”Venho não na condição de vice-prefeito, mas como tubaronense, manifestar meu posicionamento sobre os próximos passos a serem tomados no combate à pandemia. Considero muito importante que medidas continuem a serem implementadas, mas daqui pra frente não podemos aceitar que apenas Tubarão e outros municípios que cumpriram a decisão desde o início paguem essa conta, em detrimento de outros que voltam atrás, que enfrentam judicialmente e outros prefeitos através de áudios debocham da situação grave que estamos vivendo. Temos que cuidar e salvar vidas e essa tem que ser a prioridade de todos nesse momento, não de apenas alguns. Nosso setor produtivo vem colaborando e ajudando nesse enfrentamento, mas não pode pagar a conta da irresponsabilidade e falta de compromisso desses gestores sem coragem e populistas. Daqui pra frente ou todos seguem as mesmas regras de enfrentamento, ou não podemos mais exigir que apenas os nossos paguem essa conta. Que me perdoem os municípios de Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Treze de Maio, Pedras Grandes, Armazém, São Martinho, Imaruí, São Ludgero que cumpriram espontaneamente o combinado. Aos demais fica o recado que Tubarão não é BURRO DE CARGA de vocês!!!”. (Fonte Sul Agora).

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

NO ALTO DO MORRO da Glória larápios levaram a luz, porém não tiraram o brilho da nossa Santa. Mais uma vez o local foi alvo desses ladrãozinhos de fios para posterior venda. Emissoras de rádio e TV foram afetadas diretamente em suas transmissões deixando muitos sem assistir a novela da tarde com as histórias de Candinho e seu burro Policarpo e teve também gente reclamando da Globo fora do ar. Esses mesmos que afirmavam veementemente que a Globo era esquecida em sua casa. Esses fios tem quem furte e tem quem compre. Uma hora a casa para os dois: ladrão e comprador.

DE FORMA VIRTUAL nossa cidade vai completar 344 anos. Uma senhora com suas belezas sem par que requer muita atenção por parte dos seus, principalmente governantes. É bom ir se acostumando com live musical, video-arte poética, vídeo-performance e documentários online. Mais a salva de tiros vai acontecer lá do alto do morro no dia 29 e não se assuste, pois vai ser como sempre, mantendo a nossa tradição. Viva Laguna!

Foto: @zinolaguna / Agora Laguna

ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next