#SóAcho: ‘Tira placa, bota placa’, mais um filme emplacado em Laguna

TIRA PLACA & COLOCA PLACA: Um impasse entre prefeitura e a Empresa Qualidade, responsável pela pavimentação do acesso Norte, em Barbacena, quase deixou a via sem sinalização. A construtora está alegando falta de pagamento de R$ 600 mil. Por outro lado, a prefeitura nega a afirmação. “A nota fiscal ainda não está vencida, portanto, não há atraso”, diz o prefeito. Deu um verdadeiro bafafá e o clima foi se acalmando apenas na presença do delegado, de policiais militares, civis e guarda municipal. A obra que foi inaugurada de forma antecipada por conta do prazo eleitoral, porém, o que vimos e presenciamos é que ainda está sendo executada. Agora a situação deve ficar a cargo da Justiça resolver dando parecer favorável a empresa ou a prefeitura. Nos resta aguardar essa decisão final que ainda pode dar boas matérias. E se eu passar pelo local, claro, vou registrar os fatos.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

DISTANCIAMENTO: Mais uma vez, após um curto período foram retomadas algumas atividades ainda com poucas restrições. O que chama a atenção é a falta de cuidado nesse momento na questão de distanciamentos nas filas por muitas pessoas. É o mínimo que podemos fazer para nos cuidar, porém, alguns perderam a noção de distância segura e ficam todos amontoados e de pencas. Aí a coisa complica.

É BOM SEMPRE RELEMBRAR: Fique em casa, saia somente se necessário, se sair se cuide e cuide do outro, mantenha o distanciamento recomendado nas filas, evite aglomeração em todos os locais, tenha cuidados com a higiene pessoal e familiar, use e abuse da água e sabão, use álcool gel, máscara não no pescoço e sim no queixo. O momento é de saúde coletiva, a minha depende da sua e a sua da minha. Não tem remédio eficaz, não tem vacina, o vírus é invisível e pode estar onde menos se espera. Ele causa estragos e pode levar a morte. Estamos em uma crescente em relação aos números em nossa cidade e região, seja responsável colabore, e se cuide, por você e por nós. Acho que esses pontos são os básicos para preservar nossa saúde. Que Deus amenize a dor das famílias na doença e na despedida. Que Deus possa proteger todos os profissionais da saúde, os guerreiros na linha de frente desde o início. Que Deus proteja quem está trabalhando diariamente sem direito ao isolamento.

NO PORTO ou Terminal Pesqueiro, acompanhei essa semana a descarga de peixe nos dois salões disponíveis. É sempre bom ver esse movimento de barcos, pescadores, funcionários contratados e o vai e vem de caminhões.

Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

OBRAS QUE VEM: O governo municipal publicou o edital de licitação do trecho não pavimentado da avenida Colombo Machado Salles, até a avenida João Marronzinho. A tomada de preços ocorrerá dia 13 de agosto, às 14h. O trecho é popularmente conhecido como a rua do sambódromo. A avenida Colombo Machado Sales inicia nas imediações do Colégio Stella Maris, no bairro Magalhães, passa pelo Centro Histórico, segue até a avenida João Marronzinho, passando pelo Campo de Fora. Alguns cobrando que a avenida toda poderia estar contemplada nessa licitação, cito da rótula do Centro Administrativo até a avenida João Marronzinho.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

PARABÉNS LAGUNA, que completou 344 anos de histórias. Vamos manter a fé e esperança que tudo isso vai passar, e que em breve dias melhores estarão por vir. Um bom dia a todos que se doam através de atitudes por uma cidade melhor. Homenagens foram várias, quebrando um pouco das notícias relacionadas a pandemia

OBRAS FINALIZADAS: Localizada na rua Santo Antônio, no Centro Histórico, a sede da Sociedade Recreativa União Operária é um dos espaços que fazem parte da história cultural da cidade de Laguna. Em obras desde 2019, a edificação teve a reforma concluída e foi devolvida ao cotidiano social do município hoje, 31. O prédio é de 1850 e pertence à União Operária desde o começo do século XX. O restauro do edifício foi feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo através da empresa Magapavi. O custo final ficou em R$ 728 mil.

Divulgação / Agora Laguna
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

IMPRENSA CATARINENSE: Há 189 anos o lagunense Jerônimo Francisco Coelho com 25 anos de idade fundava ‘O Catharinense’, primeiro jornal a circular em Santa Catarina no dia 28 de Julho de 1831. Essa data sempre foi comemorada e organizada pelo jornalista Márcio Carneiro e sua filha Letícia Carneiro. Esse ano não teve a justa homenagem, mais ano que vem, após tudo isso passar, certamente a data será comemorada em dobro.

FINAL DE JULHO: Mais um mês que chega ao fim e outro que se aproxima, agosto. Lá em março quando teve a primeira quarentena pelo estado completará cinco meses em que convivemos com esse estado pandêmico e é bom lembrar sem muitos resultados positivos e concretos do que passamos e do que ainda está por vir. Muitos hoje não estão tão otimistas do que ainda vamos enfrentar, quando realmente for considerado o pico da pandemia nas cidades e no estado catarinense. O momento é grave, muitas vezes considerado gravíssimo pelos números do estado e que requer muita atenção do que se faz, principalmente quando por motivos coerentes temos que deixar nossas casas e sair de corpo aberto, mas com máscara, principalmente para comprar itens básicos para nossos lares. Vamos fazer um agosto diferente, para que esses números possam realmente começar a diminuir; vamos dividir responsabilidades, vamos ser solidários para quem necessita, vamos manter a fé e a esperança em dias melhores, acreditar que vai passar e juntos, apesar das baixas que ainda estão por vir. Que venha agosto, estaremos preparados para você.


ELVIS PALMA – Funcionário público estadual, formado em administração de empresas e fotógrafo. Escreve às sextas-feiras, na coluna #SóAcho, com fatos e fotos da cidade de Laguna.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next