Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove na quinta-feira, 30, um seminário virtual para compartilhar e divulgar os resultados dos acordos de cooperação técnica firmados entre parceiros da entidade, que fazem parte da Rede Patrimônio Cultural de Santa Catarina.

Entre as ações que serão destacadas no encontro está a Boto Parade Laguna, idealizada com objetivo principal de realizar ações voltadas à educação patrimonial e ambiental por meio da arte, através de intervenções (paradas).

“É uma iniciativa de grande valia, para todos que atuam com a realização de ações, terem esta oportunidade de compartilhar um pouco das experiências, e também conhecer outras iniciativas, formando uma rede de ações espalhadas por Santa Catarina. A educação patrimonial é um caminho que se faz caminhando, com certeza o seminário é um incentivo para não desistirmos da jornada”, comenta o pesquisador Wellington Linhares Martins, que comandará a apresentação sobre a Boto Parade.

O evento virtual ocorre entre 14h e 18h e para participar, é necessário se inscrever, através deste link (clique aqui).

Boto Parade

A Boto Parade é uma intervenção artística em que a cada realização são feitas pinturas ao vivo, ampliando o acesso às informações e produções acerca da pesca artesanal com auxílio dos botos, enquanto são produzidas obras de arte.

É uma forma criativa de difundir o bem cultural e patrimônio imaterial, alinhada às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nas exposições, o público pode acessar vídeos, GIFs, fotografias e outros conteúdos, disponibilizados nos QR Codes e plataforma digital. A ação Boto Parade Laguna já alcançou o litoral Norte do estado, estando atualmente com a escultura na Praia Brava, em Itajaí, após passar por Laguna e Capivari de Baixo.