Foto: Valdenio Vieira/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca em Florianópolis neste sábado para um sobrevoo em algumas das regiões atingidas pelo ciclone bomba que passou pelo estado no início da semana.

O evento climático deixou nove mortos e um rastro de destruição por todas as regiões. Os prejuízos ainda são calculados, mas estima-se que a reconstrução de casas e estruturas afetadas custe milhões. Nesta sexta, 3, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, se reuniu com representantes do governo catarinense para debater o processo de apoio aos atingidos, mas não falou em valores. Disse apenas que a liberação de recursos federais está condicionada a um “levantamento de danos e projeto de reconstrução”, e que os trâmites burocráticos demorem.

A passagem do presidente pelo estado, no sábado, pode ser a oportunidade para Bolsonaro anunciar verbas para Santa Catarina, o que não fez nas outras duas passagens pelo estado.

Carlos Moisés (PSL), que foi eleito na onda do bolsonarismo, todos sabem, se afastou do presidente. Além disso, Moisés está em isolamento social por ter testado positivo para o novo coronavírus. Com isso, Bolsonaro poderá ser recepcionado no estado pela vice-governadora, Daniela Reinert, que está rompida com Moisés e pode tirar uma casquinha com o eventual anúncio de verbas.

Alertas

Questionado sobre o sistema de alerta da Defesa Civil sobre o ciclone bomba, chefe do órgão em SC, coronel João Batista Cordeiro Júnior, disse que foram enviados alertas, “com antecedência de duas ou três horas”.

Arte catarinense

O artista catarinense Carlos Alberto Borges, natural de Içara, assina a ilustração de capa da edição 166 da revista Piauí, que chega às bancas neste mês de julho. A arte é inspirada na obra ‘Um ourives em sua oficina’, de Petrus Christus, com novos personagens, nesse caso Queiroz, Flávio Bolsonaro e Michele Bolsonaro.

Mistério 1

Já faz um mês que o deputado Sargento Lima (PSL) encaminhou correspondência a todos os parlamentares buscando manifestação espontânea de quem ligou para a ex-superintendente de Gestão da Secretaria da Saúde, Márcia Pauli, durante a negociação para a compra dos 200 respiradores da Veigamed. Até agora, metade não respondeu. E quem respondeu não confirmou o contato.

Mistério 2

Na CPI, Márcia disse que recebia ligações de todas as partes, “até de deputado”. Os membros da comissão perguntaram o nome de quem ligou, mas a servidora respondeu que não lembrava.

Ciclone

Um novo ciclone deve passar por SC no próximo dia 07 (terça-feira). No entanto, a previsão é que seja menos intenso.

Mudança

Dr. Guilherme Genovez deixou à direção-geral do Hemosc e assume, a partir da próxima semana, a Superintendência da Fahece. Quem assume a direção-geral do Hemosc é a Dra. Maria Daniela Colombo.


PELO ESTADO – Reúne informações e entrevistas de relevância estadual. Os conteúdos são publicados em mais de 30 jornais e portais de notícias. O texto desta coluna é de Fábio Bispo e Nícolas Horácio.

As informações e opiniões expressas no texto não representam o pensamento do Portal Agora Laguna.