Divulgação/Hospital Laguna

Um mês depois da assinatura do convênio da prefeitura municipal que repassou R$ 476 mil para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna, a unidade adquiriu o gasômetro necessário. Esse equipamento é fundamental no diagnóstico e tratamento de pacientes graves, já que executa uma série de exames em questão de minutos.

O aparelho custou R$ 46,5 mil para o hospital e faz parte do plano de trabalho de conclusão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. Além do equipamento, a casa hospitalar também elencou a necessidade de adequações estruturais, instalação da rede de gás, aquisição de materiais permanentes e mobiliário (confecção e instalação).

“Toda a parte de adequações estruturais e confecção e instalação de mobiliário e instalação da rede de gás já está sendo executada e ainda não foi finalizada”, detalha a administradora do hospital, Cheyenne de Andrade Leandro.

Apesar do equipamento ser voltado à UTI, o gasômetro não ficará parado à espera da ativação dos leitos. O hospital decidiu por disponibilizar desde já, o uso do aparelho para o atendimento de pacientes graves no Setor de Emergência.

Entrega prevista para julho

A entrega da UTI permanece prevista em 29 de julho, data do aniversário de Laguna. Todavia, a conclusão não significa abertura imediata dos leitos. O hospital ainda luta para conseguir obter convênios federal e estadual para o recebimento de recursos necessários à manutenção do setor. Atualmente, a casa hospitalar não possui condições financeiras de manter por conta própria o oferecimento dos leitos de terapia intensiva.