Divulgação/Agora Laguna

Na manhã desta segunda-feira, 20, um gari da empresa responsável pela coleta de lixo em Laguna se feriu com um pedaço de vidro, mal acondicionado, durante o recolhimento de resíduos na praia da Cigana, região do Farol de Santa Marta.

O homem, de 32 anos, passa bem, cortou a perna e foi encaminhado ao posto de saúde da comunidade Canto da Lagoa para alguns curativos e será levado ao hospital, para aplicação de pontos no membro. Ele está há apenas dois meses trabalhando na coleta, mas já tinha experiência anterior na função.

O corte foi pequeno, mas expõe um problema grande: o jeito como as pessoas armazenam o lixo para coleta. No caso dos vidros, por exemplo, o ideal é que sejam embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet – para isso, corte-a ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado, preferencialmente se recomenda vedar com uma fita crepe.

Como acondicionar o lixo

  • Os melhores métodos para acondicionar vidro são com papelão e garrafas pet. Não é recomendado embrulhar em jornal ou plástico comum, devido à falta de resistência dos materiais.
  • Garrafas de vidro intactas devem ser acondicionadas ’em pé’ em uma caixa de papelão., vedada e não junto do lixo comum.
  • Agulhas devem continuar dentro da proteção que já vem com elas. Caso não haja a capa, o ideal é também usar a garrafa pet para as seringas.
  • Os espetinhos de churrascos devem ser quebrados, mas também podem ser guardados em caixas de sapato, que devem estar bem vedadas.