Coral Santo Antônio se reinventa em meio à pandemia e usa internet para gravar músicas

Divulgação/Coral Santo Antônio dos Anjos

Vozes preparadas. Instrumentos afinados. Música decorada. É hora de mais um ensaio do Coral Santo Antônio dos Anjos, mas, diferente do tradicional, os coralistas não se vêem pessoalmente. Cada um em sua casa, ensaia para depois se apresentar, virtualmente, com todo o grupo.

Essa foi a forma que o mais tradicional coral de Laguna encontrou para se manter ativo durante a pandemia do novo coronavírus que suspendeu apresentações musicais e a possibilidade de ensaio. A última vez que o grupo se apresentou foi em 13 de junho, na missa de Santo Antônio, e mesmo assim apenas com algumas vozes.

Evandro Perin Jr, que carrega a responsabilidade de organizar e reger as afinadas vozes do grupo, conta que isso faz parte de uma busca constante para continuar a produção musical do coral. São 72 anos de atividades ininterruptas e não seria agora que o grupo iria parar.

“Iniciamos produzindo alguns vídeos com músicas que já estavam no repertório do Coral e que já eram conhecidas da maioria do grupo, para facilitar a produção dos materiais”, descreve o maestro. “Como as medidas restritivas não cessaram em função da crescente registrada pela pandemia, iniciamos através das plataformas de videoconferência a realização de ensaios virtuais com cada um dos naipes vocais”.

A internet porém não é instantânea, há um atraso de sinal, que na comunicação se chama de delay, e isso torna difícil a possibilidade de os coralistas cantarem em sincronia. A solução foi apresentar as canções e em casa, cada um dos membros ensaiaria.

“Apresento a música para os coralistas e passo por alguns detalhes do arranjo, bem como aproveito para introduzir a parte que cada naipe irá cantar. Após o encontro, cada coralista recebe um arquivo com a sua parte na música, estuda em casa e vamos conversando durante um tempo sobre as dúvidas que vão surgindo para cada um”, explica Perin Jr.

“Estamos nos reinventando. Já usávamos os ensaios virtuais para os naipes e na situação atual é o que nos permite continuar estudando músicas novas ou relembrando repertórios”, diz a soprano Neusa Preuss, uma das coralistas.

Ensaios concluídos e dúvidas tiradas, é hora do show. De casa ou de algum ambiente mais aconchegante, cada um dos coralistas grava seu vídeo cantando a música e depois, um trabalho de edição meticuloso, sincroniza cada estrofe com a música. A canção também é instrumentada pelos próprios membros do coral. “Estamos rezando para que tudo isso passe logo, pois tudo o que fazemos juntos têm mais força e nos torna mais felizes”, finaliza a coralista.

Roupa Nova versão lagunense

O maestro adianta que o coral lança neste sábado, 24, mais uma gravação de uma música. Lançada pelo Rei do Pop, Michael Jackson, a musica Heal the World ficou conhecida no Brasil como A Paz, versão do grupo Roupa Nova e terá uma gravação do Coral Santo Antônio dos Anjos. O vídeo da apresentação será disponibilizado ao público através do Facebook.

Notícias relacionadas