Foto: Elvis Palma

Um sistema de baixa pressão deixa a segunda-feira, 6, com muitas nuvens e chance de chuva isolada a qualquer hora do dia no estado. O sol pode aparecer em alguns momentos do dia, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.

Há chance de temporais isolados a partir do final da noite na porção oeste. Pela maior cobertura de nuvens as temperaturas ficam amenas, com máximas de: 18°C a 25°C na porção oeste, de 13°C a 17°C no Planalto Sul e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Em Laguna, a máxima não deve ultrapassar os 16°C.

Já para essa terça-feira, 7, a formação do ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul juntamente com a passagem de uma frente fria favorecem as condições para pancadas de chuvas no estado, com chance de temporais isolados e acumulados de chuva significativos já a partir da madrugada. Demais áreas, pela manhã, com chuva bem isolada, mas as condições melhoram no decorrer do dia. O amanhecer será com temperaturas amenas, em Laguna,  com máxima de 14°C ao longo do dia.

Leia também: Previsão indica novo ciclone em SC com ventos menos intensos na próxima terça

Ventos de leste no Litoral Sul, de quadrante norte no restante do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a localmente forte intensidade na porção oeste, Planalto Sul (de norte/noroeste) e Litoral Sul (de leste) a partir do final da tarde.

 

Em Laguna

Segundamínima 13ºC e máxima 18ºC – encoberto com chuva;
Terçamínima 10ºC e máxima 14ºC – encoberto com chuva;
Quartamínima 8ºC e máxima 18ºC – chuva, melhorando no decorrer do dia;
Quinta:
mínima 6ºC e máxima 14ºC – sol com algumas nuvens.

Na quinta e sexta-feira o ciclone se afastará rapidamente sobre o oceano e com atuação da alta pressão em SC os dias serão de sol e poucas nuvens. Temperaturas baixas entre a noite e madrugada, sendo a mínima menor que 10°C em grande parte do estado e amenas na parte do estado (até 22°C).

Veja os detalhes

Segunda-feira (06/07):
Tempo: instável e úmido com nebulosidade variável e condição de chuva em SC, melhor distribuída no decorrer da tarde e noite. No Oeste, risco de temporal isolado a partir da noite.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: passagem de frente fria em SC e formação de área de baixa pressão.

Terça-feira (07/07):
Tempo: céu encoberto com chuva mais persistente em SC, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporal isolado no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas no norte do estado.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Sistema: área de baixa pressão influenciando SC.

Quarta-feira (08/07):
Tempo: mais nuvens e condição de chuva em SC, especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado.
Temperatura: em declínio no oeste e sul do estado com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. Nas demais regiões, em elevação, com declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral, devido a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.

Quinta-feira (09/07):
Tempo: amanhecer com mais nuvens no oeste e sul de SC. No decorrer do dia, tempo seco e frio com predomínio de sol em todas as regiões.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada no Planalto Norte.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas de 50 a 60 km/h no Litoral, na madrugada.

Sexta-feira (10/07):
Tempo: seco e frio com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e no Litoral Sul.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.