Circulação de ônibus continua proibida em Laguna

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Mesmo com o retorno do comércio anunciado na noite desta sexta-feira, 24, com a publicação de um novo decreto municipal, a circulação de ônibus continuará suspensa pelos próximos 14 dias.

A medida visa evitar aglomerações e consta no artigo 22 do documento, que cita: “Fica suspenso o serviço de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros no Município de Laguna”.

Ficam autorizados somente os serviços de táxis e transporte via aplicativo, adotando todas as medidas sanitárias e uso obrigatório de máscaras.

Leia o decreto municipal na integra

Também nesta sexta, o governo catarinense anunciou a ampliação das medidas de isolamento social em Santa Catarina. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial, as medidas passam a valer para mais três regiões da saúde classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. Desde quarta-feira, 23, o Extremo Sul, o Meio Oeste e o Oeste entraram na faixa considerada mais crítica.

As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por 14 dias a partir da próxima segunda-feira, 27. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, ficam suspensas a partir deste sábado, 25. Com isso, as restrições passam a valer para dez regiões de saúde, que englobam 173 municípios catarinenses. Eles representam 77,2% da população catarinense.

Na semana passada, o governador havia decretado as mesmas medidas para sete regiões de saúde: Grande Florianópolis, Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale, Xanxerê, Carbonífera e Amurel. Com exceção da Amurel, as outras seguem em situação gravíssima, porém as medidas seguem valendo para as sete.

“O Estado de Santa Catarina enfrenta um momento duro no combate à pandemia. Essas medidas para restringir a circulação de pessoas, infelizmente, são necessárias. O número de contaminados está acelerando e precisamos ampliar o distanciamento social. O Governo tem atuado para ampliar os leitos de UTI, porém a colaboração de todos é fundamental”, disse o governador Carlos Moisés.

Suspensão de eventos esportivos e culturais prorrogada

O Governo do Estado também decretou, nesta sexta-feira, 24, a prorrogação da suspensão de competições e eventos esportivos em todo o Estado até 7 de agosto de 2020. A restrição ao funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público vale até o dia 9 de agosto.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, salientou a importância da cooperação de toda a população: “É muito importante que todos observem as regras sanitárias neste momento, como o uso da máscara, o álcool gel e sair de casa apenas quando necessário. Com isso, vamos ajudar a reduzir a velocidade da curva de transmissão da doença.”

Notícias relacionadas