Previous
Next

Cidade amanhece sem ônibus

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Laguna amanheceu nesta segunda-feira, 20, com a rodoviária fechada e sem a circulação normal de ônibus. A empresa Lagunatur não colocou os coletivos na rua atendendo à determinação do decreto estadual publicado na sexta-feira, 17, pelo Governo de Santa Catarina, que suspendeu por 14 dias a operação do transporte coletivo.

Durante a semana, a concessionária havia informado que manteria a circulação normal de segunda a sexta-feira, já que tinha possibilidade de o comércio voltar a abrir nos dias úteis. Todavia, a empresa foi surpreendida pela decisão do Estado.

O governo levou em consideração as matrizes de risco de acompanhamento da evolução do avanço do novo coronavírus em Santa Catarina. Há sete regiões em situação de risco gravíssimo de incidência de contaminação pelo vírus, a de Laguna (Amurel) é uma destas.

As medidas valem apenas para o transporte urbano e intermunicipal, atingindo por exemplo a Santo Anjo e a Alvorada, que fazem a ligação de Laguna com cidades como Florianópolis, Tubarão e Garopaba. O transporte interestadual está suspenso desde março e deve voltar a acontecer apenas em agosto, segundo a administração estadual.

Porém, mesmo com a normativa, alguns ônibus serão vistos na cidade. Isso porque há uma brecha no decreto para o transporte de funcionários que trabalham na saúde e há linhas especiais para estes trabalhadores tanto para levá-los ao hospital de Laguna, quanto aos de Tubarão.