Casan executará testes de fumaça na rede de esgoto

Testes de fumaça serão realizados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a partir da próxima segunda-feira, 20, na rede de esgotamento sanitário de Laguna. Os trabalhos vão ocorrer até 17 de agosto.

O cronograma de testagem começa no Mar Grosso e vai até o bairro Vila Vitória. “Vamos retomar esse trabalho de investigação técnica, pois as últimas semanas mostraram que continuam as interferências das águas das chuvas na rede de esgotos, que não foi dimensionada para receber essa água”, explica o chefe da agência Laguna, Diego Rodrigues Medeiros.

Profissionais da Casan, com apoio da prefeitura, farão os testes. De acordo com a companhia, com o teste, no qual é lançada fumaça na rede pública de esgotos, é possível identificar um conjunto de inadequações.

As irregularidades comuns são: ligações cruzadas entre as redes de drenagem (de água da chuva) e de esgoto; problemas nos poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos) e nas caixas de inspeção (local em que o morador faz a conexão de seu sistema individual de esgoto à rede da Casan). O teste também permite identificar calhas e ralos que escoam água da chuva na rede de esgoto. Isso, diz a Casan, é uma ação que compromete o bom funcionamento das redes coletoras e também da Estação de Tratamento de Esgotos.

Para a realização do teste, se usa um equipamento especial que avalia, ao insuflar fumaça nas redes, se há ligações inadequadas. A fumaça usada nestas avaliações não é tóxica e não apresenta riscos. Um material explicativo e educativo sobre o teste será entregue com antecedência aos moradores, para que estejam cientes da realização dos trabalhos.

Notícias relacionadas