Carlos Moisés visita hospital de Laguna

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), esteve em Laguna na manhã desta sexta-feira, 31, para uma visita surpresa ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, onde conheceu a estrutura dos dez novos leitos de terapia intensiva (UTI) que devem ser colocados em funcionamento na casa hospitalar, nas primeiras semanas de agosto, a princípio no dia 13.

Moisés reforçou a necessidade de se desenvolver uma união de forças em torno da manutenção da UTI após os seis meses em que o governo do Estado concordou em financiar os custos para que a estrutura atenda pacientes com coronavírus.

“A expectativa é que a gente tenha a ativação dos leitos para a Covid-19, mas a vontade do governo é que isso permaneça aqui em Laguna e não tenha data para fechar a UTI. Pelo contrário, que a gente mantenha a UTI aberta e é isso que o secretário de Saúde está alinhando com a prefeitura para que a gente dê continuidade desse trabalho e atender não só Laguna, mas toda a a região”, disse o governador em declaração rápida à reportagem do Portal Agora Laguna.

A vinda do governador, que esteve acompanhado do secretário do Estado de Saúde, André Motta Ribeiro foi ainda para entregar solenemente cinco monitores multi-parâmetros doados pelo Ministério da Saúde para a estruturação das UTIs em Santa Catarina. Os equipamentos chegaram no dia anterior à casa hospitalar.

De acordo com a administração do hospital, a previsão é de que os leitos estejam funcionando entre 15 e 20 dias. “Tínhamos planos de abrir esta unidade daqui a dois anos, mas veio a pandemia e nos mobilizamos para adequar o espaço em tempo recorde. Hoje estamos aqui graças aos esforços de uma equipe dedicada que trabalha diariamente para alcançar os resultados”, frisou a presidente do hospital, médica Tatiana Mansur Blosfeld.

A agenda na cidade incluiu apenas a reunião entre administração do hospital e prefeitura. A ideia é que a ativação dos leitos ocorra em 13 de agosto, a nova data foi informada pelo hospital no encontro.

Além da direção da casa hospitalar, também participaram do encontro o prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil, secretária municipal de saúde, Valéria Olivier, deputado federal Fabio Schiochet e o prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa.

Na avaliação do prefeito de Laguna, Mauro Candemil, a entrega dos últimos equipamentos necessários para a ativação dos leitos é um marco relevante na semana do aniversário da cidade. “Faz dez anos que nós e a sociedade civil estamos mobilizados para que chegasse este dia. Foi muito importante ter aqui a presença do governador e do secretário e vê-los compromissados com a manutenção desta UTI mesmo após a pandemia”, afirmou.

Colaboração: Secom SC