Divulgação

Ao menos dez animais de estimação apareceram mortos nas últimas semanas em residências de moradores do bairro Sertão da Estiva, em Pescaria Brava, em especial na região conhecida como ‘Sertão de Cima’. A suspeita principal é que a morte dos cães e gatos domésticos esteja associada a envenenamento criminoso.

Os pets que foram localizados com vida após o ato, apresentaram debilitações e expelimento de espuma pela boca. “Não sei dizer quantos animais já morreram, mas está bem complicado. O dono desses cachorrinhos [foto] está até chorando pela situação, imagina só, ele gostava muito dos animais”, relata um dos moradores que procurou a Redação do Portal Agora Laguna para expor a situação.

Boletins de ocorrência já foram registrados junto à polícia. “O caso pode ser enquadrado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que trata dos maus-tratos a animais”, explica o delegado Willian Testoni.

Portal já contou casos de envenenamento de animais ocorridos anteriormente nos bairros Vila Vitória e Progresso, em Laguna. A lei criminaliza a prática de “ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados”.