Foto: @zinolaguna / Agora Laguna

A partir desta quinta-feira, 2, a atuação de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil deixa as temperaturas baixas em toda a região. De acordo com a Epagri/Ciram, a umidade elevada do Oeste ao Planalto mantém a temperatura abaixo de 12°C durante o dia, com condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente na manhã.

Nesta sexta-feira, 3, o ar frio e seco mantém a temperatura mais baixa durante à noite e amanhecer, com mínima de 0°C a -7°C e condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto. No Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Florianópolis Serrana, mínima de -1°C a 5°C com chance de geada isolada. No Litoral, mínima de 3°C a 8ºC.

Na tarde de domingo, 5, as nuvens aumentam da porção oeste ao Litoral Sul e há chance de chuva isolada por conta da aproximação de uma frente fria. À medida que este sistema avança também há previsão de chuva isolada para as demais áreas do estado na parte da noite.

Em Laguna

Quintamínima 4ºC e máxima 16ºC – sol com muitas nuvens;
Sextamínima 2ºC e máxima 13ºC – ensolarado;
Sábadomínima 3ºC e máxima 18ºC – ensolarado;
Domingo:
mínima 13ºC e máxima 23ºC – encoberto com chuva no decorrer do dia.

Maré alta e alagamentos em SC

Ainda há risco de alagamentos e/ou diminuição significativa da faixa de areia nas praias devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense no início da tarde desta quinta. Este fenômeno será provocado pelo vento do quadrante sul que empilha água na costa, e pela incidência de ondas com picos de 3 a 4 metros no litoral de SC.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

Mar muito agitado a grosso com risco de ressaca

Esse sistema ainda traz o alerta para o mar muito agitado a grosso, com ondulação de sul de 2 a 2,5 metros em média e picos de 3 a 4 metros, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja os detalhes

Quinta-feira (02/07):
Tempo: variação de nuvens com chance de chuva fraca e isolada do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí. No Litoral, sol e poucas nuvens.
Temperatura: baixa em todo estado, frio intenso! Pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. Ciclone extratropical afastando-se para alto mar.

Sexta-feira e sábado (03 e 04/07):

Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, frio intenso! Na madrugada e amanhecer condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, e isolada no Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Florianópolis Serrana.
Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste no sábado, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil.

Domingo (05/07):
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, aumento de nuvens e condição de chuva, no decorrer do dia, devido a chegada de uma frente fria. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e chuva isolada na tarde e noite.
Temperatura: em elevação durante o dia, especialmente no Litoral e norte do estado.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (06/07):
Tempo: instável com chuva em todas as regiões de SC, no decorrer do dia, devido a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão).
Temperatura: em declínio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.