Previous
Next

Vídeo: Casal cai na estrada para conhecer litoral da América Latina

O que leva você a deixar tudo e sair estrada à fora em uma viagem? Para João Carlos Rengel Junior, 30 anos, e Franciele Maria Vaz, 27, a resposta é simples: o sonho de conhecer os lugares turísticos pelo mundo. Isso fez o casal deixar a vida em ‘terra firme’ para viajar pelo litoral brasileiro a bordo de um Peugeot 206. Há um mês, os dois partiram de Joinville, no Norte catarinense, e vêm percorrendo as cidades da costa.

O casal tinha uma vida estabelecida em Porto Vitória (PR). Ele trabalhava com pintura automotiva e ela, trabalhava como vendedora. Ambos também administravam um pub na cidade: o Renvaz. O estabelecimento foi fechado para que eles pudessem cair na estrada, mas o nome serviu para identificar esse projeto viajante.

“Foi tudo um sonho. É a vontade de conhecer e a experiência de rodar, por mais que tenhamos dificuldades financeiras, mas é um sonho que a gente já queria. Inicialmente iriamos para Portugal, mas estourou o coronavírus e nós conversamos e decidimos conhecer primeiro o litoral do Brasil”, comenta Rengel.

Foram necessários cinco meses para a montagem do carro, que passou a ser uma versão reduzida de um motorhome. “Mudou tudo, de alimentação a banho”, diz Franciele. O roteiro de viagem vem sendo montado acompanhando, com atenção, a evolução do coronavírus. As cidades em que há maior número de casos não são visitadas.

O casal chegou à Laguna na segunda-feira, 8, sem conhecer a cidade. Ao visitarem alguns pontos como o Morro da Glória, passaram a classificar o município como um dos mais turísticos já circulado. Em cada ponto visitado, um vídeo é gravado e postado no YouTube criado especialmente para documentar o projeto.

Para manter o sonho rodando pelas estradas do litoral brasileiro, Rengel e Franciele vendem brigadeiros caseiros e também alguns adesivos com o logotipo da iniciativa viajante. Foi a forma encontrada para conseguir alguns recursos para complementar a renda do casal nesse período de viagem. “A principal renda tem sido o brigadeiro, que é para o gasto diário”, diz a esposa.

Os Renvaz ficarão em Laguna a princípio até quarta-feira, 10, para poder aproveitar mais um pouco da cidade. “Estamos no segundo dia e não visitamos nada praticamente, queremos fazer a travessia da balsa e também ir na Pedra do Frade”, detalha Rengel. Da terra de Anita, o casal irá para Tubarão.

Nesse primeiro momento, os dois vão ir até Rio Grande do Sul e depois irão retornar para Joinville, e dali seguir para conhecer o litoral de outros países da América Latina. O casal também tem o sonho de ir para os Estados Unidos, se possível, a bordo do Peugeot.

Acompanhe os Renvaz

A viagem de Franciele Vaz e João Carlos Rengel pode ser acompanhada pelo YouTube, Facebook e Instagram. O projeto também recebe doações pela plataforma Apoia.se.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna