Vacinação contra gripe entra na reta final em Laguna

Divulgação

Encerra na próxima terça-feira, 30, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada em maio pelo Ministério da Saúde (MS) com meta de imunizar 90% do público-alvo. A imunização chega entra na reta final com 84% de cobertura vacinal.

A atual fase de imunização prioriza os grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Apesar de não ter eficácia contra o coronavírus, as doses foram distribuídas mais cedo em 2020 para auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Após o encerramento da campanha, a vacina contra o vírus influenza seguirá disponível nos postos de saúde, enquanto durarem os estoques, para o público em geral.

A vacina em Laguna acontece nas unidades de saúde da Passagem da Barra, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Esperança, Cabeçuda e Ribeirão Pequeno. O horário de atendimento para vacinação é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. Todos os atendimentos ocorrem com observação às normas de prevenção sanitária para evitar propagação do coronavírus.