Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Os prefeitos das cidades que compõem a Região de Laguna (Amurel) sinalizaram positivamente à volta da circulação de ônibus na próxima semana. Os chefes de Executivo se reuniram na tarde desta terça-feira, 2, por videoconferência.

Na segunda-feira, 1°, o governo do Estado repassou às cidades a decisão final sobre vários serviços como aulas e eventos, desde que os municípios observassem regramentos sanitários e atuassem em conjunto. Todos estes serviços estão suspensos ou funcionando com exceções desde o dia 17 de março, data do primeiro decreto de quarentena feito pela administração estadual.

Na Amurel, ficou acordado que seriam tomadas medidas colegiadas, com os municípios agindo em conjunto. Os chefes de Executivo decidiram por aguardar a publicação das regras sanitárias previstas em decreto. O anúncio desses regramentos será feito na quinta-feira, 4.

“Precisamos estabelecer critérios para o funcionamento do transporte coletivo em todos municípios, incluindo Laguna. É consenso dos municípios que o transporte pode voltar na segunda-feira ou na terça-feira”, acrescenta o prefeito Mauro Candemil (MDB), de Laguna.

Os prefeitos também aprovaram o retorno gradual de atividades das instituições de ensino superior, a partir de julho com a volta das atividades práticas inicialmente. Uma minuta de decreto conjunto será elaborada pela equipe técnica com apontamentos das prefeituras e também com base nos regramentos definidos pelas secretarias estaduais para a volta dos serviços.