Divulgação / Blog do Valmir
 
Foto: Elvis Palma / Agora Laguna

NÃO TEVE A TRADICIONAL despedida dos festeiros ao redor do nosso Santo Antônio, mas não faltou emoção nos poucos momentos em que o nosso padroeiro se fez presente aos seus fiéis e deles recebeu suas orações e súplicas com muita fé e devoção. Pela primeira vez inovando em 344 anos de forma ímpar, a imagem grande do santo percorreu algumas ruas de nossa cidade através da procissão motorizada e que contou também com a presença dos dois párocos da igreja matriz, padres Itamar e Lenoir nesse momento de bênçãos aos seus devotos. Santo Antônio fez questão de sair as ruas, de maneira alegre e carinhosa com todos indo ao encontro com a fé dos lagunenses. E viva Santo Antônio dos Anjos “da Laguna”.

Enfermaria do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos – Laguna. Sem data. Acervo Hospital.

LI NO BLOG DO VALMIR GUEDES JR: “Calcula-se em 130 o número de mortos, entre adultos e crianças. As vítimas fatais eram de cinco a dez pessoas diariamente. Do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos saíam pela manhã, em carroças em direção aos cemitérios, dezenas de corpos das pessoas falecidas à noite”. Valmir, em seu blog, escreve sobre a gripe espanhola no mundo, no Brasil, em Santa Catarina e em nossa cidade, Laguna. Estima-se que a gripe tenha matado de 20 a 40 milhões de pessoas em todo o mundo, Laguna também sofreu com a pandemia da chamada gripe espanhola, em 1918. Vale a pena uma leitura calma e tranquila. Basta clicar aqui e ver o conteúdo na íntegra.

LIXO SE ACUMULANDO novamente na Vila Vitória entre a creche municipal, o abandonado estádio de futebol (campo do LEC) e a estação de tratamento da Casan. O lixo se acumula a cada dia, deixando o espaço novamente com uma má impressão. Uma área nobre que poderia ser utilizada e aproveitada de uma outra forma pelos moradores. É uma pena estar nessa situação. Quem sabe um dia algo possa ser pensado em prol do bairro e utilizar essa área para prática esportiva, por exemplo.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

SEM SEGURANÇA COMPLICA: Obra pronta com um custo aos cofres públicos de mais de 400 mil reais, o prédio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do bairro Progresso pelos constantes furtos ainda não foi repassada ao município. Vamos esperar que logo possa estar ocupada, segura e funcionando de acordo com o seu objetivo. É o que esperamos.

Divulgação/Foto de arquivo

LAGUNA SERÁ TOMADA, porém de uma forma bem diferente. O Espetáculo “A Tomada de Laguna” pode realmente voltar a acontecer em 2021 com uma iniciativa do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) na captação de recursos. O novo projeto visa conseguir apoio de grandes empresas para que destinem até 4% do valor que pagarão a título de imposto de renda, para custear a produção e apresentação da nova versão da peça. É ficar na torcida, nossa cidade merece ter de volta esse grande espetáculo teatral ao ar livre.

Divulgação

GRANDES OBRAS vem sendo devolvidas após reforma e restauro aos lagunenses: já tivemos a Casa Candemil, Mercado Público, Casa de Anita, Banda Carlos Gomes e em breve a centenária Sociedade Recreativa União Operária. A obra custou R$ 728.418,85 e foi realizada a partir do lote de verbas do governo federal por meio do programa do PAC das Cidades Históricas. A operação foi executada pela construtora Magapavi que também está à frente do restauro do Clube Congresso. Logo, os dois tradicionais clubes estarão prontos, melhorando em muito a imagem dos casarios no nosso Centro Histórico.

MERCADO AINDA FECHADO: Agora devido a pandemia não é mais possível dar uma volta e apreciar o espetáculo do final de tarde no belo deck. É aguardar tudo isso passar, aguardar também que tudo dê certo quanto ao edital de concessão dos boxes e que em breve possa estar recebendo os lagunenses e visitantes no seu belo espaço. Fim de ano se aproxima, é ficar na torcida que suas portas possam realmente abrir com todos os espaços ocupados por completo. Assim esperamos.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A CADA DIA UMA NOVA DÚVIDA: Falo da pandemia que ainda assusta a muitos e que para alguns não faz nenhuma diferença. Atravessamos a quarentena recomendada e com ela várias restrições foram aparecendo a cada dia. Fomos orientados a nos distanciarmos das pessoas, até de quem amamos e logo, ficamos sem o sorriso que na maioria ficaram atrás das máscaras seguindo mais uma das tantas recomendações. Hoje, após 3 meses, ainda são muitas dúvidas, muitas histórias de superação e claro, de pessoas que não resistiram a ação sistemática da Covid-19 e acabaram falecendo. Vai passar, tenho certeza, vai voltar ao normal, não tenho tanta certeza assim, mas algo vai ser diferente quando tudo isso passar e nos acostumarmos com o novo momento e com uma nova realidade. Até lá, o que temos de concreto é ficar em casa o maior tempo possível, sair para o necessário e orar para quem nunca teve essa opção e foi “obrigado” a trabalhar sem opção.

Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

ISOLAMENTO & ELEIÇÃO: Foram dois pontos que cruzaram o caminho nesse momento, pois estar isolado em período eleitoral é algo que não combina muito. Eleições municipais ainda sem uma data definida por conta da pandemia vem deixando muitos pré-candidatos perdidos na busca por votos. Alguns acostumados com o frente a frente com o eleitor já começaram a aparecer nas redes sociais, ferramenta que será importante certamente, mas que requer muitos cuidados, pois usada de forma equivocada pode pôr tudo a perder. Acho que alguns embora ligados na rede tem um caminho longo a percorrer. #SóAcho.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.