Reprodução

A luta pela preservação da espécie boto-pescador (T. truncatus), símbolo natural da cidade de Laguna, tem uma nova ferramenta. O site pescacombotos (acesse aqui), idealizado com a missão de valorizar a pesca artesanal com auxílio da espécie, também disponibiliza um canal para o relato de situações prejudiciais à preservação dos botos.

A criação do portal surgiu pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre a tradição, possuindo espaço de repositório com conteúdos, artigos, teses, dissertações, pesquisas, leis, e outras produções sobre o tema. Há ainda, uma mostra cultural, com as apropriações, através do artesanato. Uma das metas é difundir a importância do patrimônio e das ações de educação patrimonial e ambiental.

“O site tenta minimamente atender algumas das demandas apontadas durante as mobilizações e orientações aos pescadores e comunidade, como por exemplo o canal de denúncias, com filtros para cada tipo de situação”, esclarece o pesquisador Wellington Linhares, idealizador do site.

As denúncias registradas ficam arquivadas e são imediatamente enviadas aos canais específicos de cada órgão relacionado à preservação dos botos como Capitania dos Portos, Polícia Militar Ambiental e o Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Reprodução