Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O avanço da frente fria sobre o estado favorece a ocorrência de chuva em todas as regiões, principalmente a partir da tarde desta sexta-feira, 5, segundo a Defesa Civil. Entre o Oeste, planaltos e Vale do Itajaí, há possibilidade de temporais, com precipitação moderada a forte em algumas localidades e mais bem distribuída em todo o estado.

Já no sábado, 6, o dia inicia com muita nebulosidade, com chuva no centro-leste do estado. No decorrer do dia o tempo melhora do Oeste aos Planaltos, e condição de chuva persiste no Litoral e Vale do Itajaí.

Não se descarta a possibilidade de temporais isolados no Litoral Norte. No amanhecer as temperaturas são mais baixas no Oeste, variando entre 8 e 11ºC. Durante a tarde são mais elevadas no Litoral e Vale do Itajaí (23 a 26ºC), nas demais regiões variam de 17 a 21ºC.

No domingo, 7, o dia será de predomínio de sol com presença de poucas nuvens.Em Laguna a temperatura máxima pode chegar aos 21°C.

Temporais localizados

Entre à tarde desta sexta-feira e a manhã de sábado, há risco de temporais localizados com chuva forte, em curto espaço de tempo, granizo e rajadas de vento acima de 60km/h do Oeste ao Planalto, no decorrer da tarde e noite de sexta-feira, estendendo-se ao Vale do Itajaí e Litoral na madrugada e amanhecer de sábado. Totais de chuva previstos de 20 a 40 mm em média no estado, com pontuais mais elevados, especialmente no Oeste.

Vento forte a mar muito agitado a grosso com risco ressaca

Segundo a Epagri/Ciram, devido a passagem da frente fria pelo litoral de Santa Catarina e ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, há previsão de vento forte de norte e noroeste (N/NW), com rajadas de 70 a 80km/h a partir da tarde de sexta-feira e no sábado. Mar muito agitado, com ondulação de nordeste e picos de 2,5 a 3,5m com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Em Laguna

Sextamínima 12ºC e máxima 19ºC – encoberto com chuva;
Sábadomínima 12ºC e máxima 21ºC – nebulosidade variável e chuva isolada;
Domingomínima 11ºC e máxima 21ºC – sol com algumas nuvens;
Segunda: mínima 11ºC e máxima 21ºC – sol com chuva à noite;

Veja os detalhes

Sexta-feira (05/06):
Tempo: instável com chuva em SC. A chuva deve ser melhor distribuída no estado, com totais mais elevados na região Oeste. Risco de temporal isolado na tarde e noite, especialmente do Oeste ao Planalto.
Temperatura: baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sistema: frente fria se forma e desloca por SC, associada a um ciclone extratropical no Uruguai.

Sábado (06/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva com temporal isolado do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas de sol a partir do oeste do estado.
Temperatura: pequena elevação, em declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em SC, afastando-se no decorrer do dia. Avanço de uma massa de ar frio e seco (alta pressão).

Domingo (07/06):
Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e à noite.

Vento: oeste a sul, fraco a moderado.

Segunda-feira (08/06):
Tempo: céu nublado a encoberto com chuva no Oeste ao Planalto no decorrer do dia, estendendo-se ao Litoral de forma isolada à noite, devido a um cavado.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e amena durante o dia.

Vento: sul a noroeste, fraco a moderado.

Terça-feira (09/06):
Tempo: instável com condição de chuva em SC, devido a um cavado. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria.
Temperatura: baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.