Foto: @zinolaguna / Agora Laguna
 

O sol e o tempo firme deste domingo, 28, dará lugar ao aumento de nuvens e pancadas de chuva, devido a um cavado, um sistema de de baixa pressão no litoral catarinense, segundo previsão da Epagri/Ciram.

Com isso, a segunda-feira, 29, será com risco de temporal isolado, com chuva forte em curto espaço de tempo, especialmente do Oeste ao Planalto, se espalham para as demais áreas do estado no decorrer do dia. O amanhecer terá chance de geada em áreas do Meio Oeste, Planaltos e temperaturas baixas em boa parte do estado: mínimas de -2°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 6°C a 12°C nas demais áreas. Ao longo do dia as temperaturas ficam amenas e as máximas variam de 15°C a 19°C no litoral.

As pancadas de chuva devem retornar na terça-feira, 30, com a formação e deslocamento de um ciclone extratropical e uma frente fria em todo estado. Destaque para a chance de temporais podendo ser mais fortes, com chuva forte e altos acumulados na porção oeste, centro-sul do estado e localidades do Planalto Norte e Alto Vale. Em grande parte do estado o dia será de temperaturas amenas e pouca variação entre as mínimas e máximas, que devem ficar dos 10°C a 18°C.

http://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/mapa_20200629-1.png
Condição de tempo para segunda-feira.

Em Laguna

Domingomínima 8ºC e máxima 16ºC – sol com muitas nuvens;
Segundamínima 8ºC e máxima 18ºC – sol e pancadas de chuva entre à tarde e à noite;
Terçamínima 10ºC e máxima 15ºC – chuva, melhorando à noite;
Quarta:
mínima 7ºC e máxima 17ºC – sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Domingo (28/06):
Tempo: estável com sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões. Na madrugada e amanhecer, mínima de 0°C a – 3°C com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.

Segunda-feira (29/06):
Tempo: aumento de nebulosidade com chuva e trovoada no decorrer do dia, devido a um cavado (área de baixa pressão). Risco de temporal isolado, com chuva forte em curto espaço de tempo, especialmente do Oeste ao Planalto.
Temperatura: permanece baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (30/06):
Tempo: céu encoberto com chuva e temporal isolado em SC, devido a formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil. No decorrer da tarde e noite, o tempo melhora a partir do oeste do estado.
Temperatura: permanece baixa devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (01/07):
Tempo: manhã com mais nuvens em SC, especialmente o oeste e sul do estado. No decorrer do dia, sol em todas as regiões devido ao avanço de uma nova massa de ar frio e seco.
Temperatura: baixa.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.