Projeto do Sesc distribui mais de mil máscaras para entidades

O projeto Máscara para Todos, desenvolvido dentro da iniciativa Envolva-se, do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Santa Catarina, já distribuiu mais de mil máscaras de proteção caseiras para prevenção do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para entidades de assistência social de Laguna.

O motivo para a criação do projeto foi o avanço veloz da pandemia do novo coronavírus e pelas recomendações de uso das máscaras caseiras, em paralelo com as descartáveis. De acordo com a instituição, a ação social foi lançada para ampliar a produção e distribuição de máscaras de tecido à população.

Entre as entidades já beneficiadas estão o Creas, Acustra, Fundação Irmã Vera e Comitê de Crise da prefeitura. “Conseguimos treze voluntárias em Laguna para a confecção das máscaras, mas a gente acredita que vai precisar de mais pessoas e também doação de tecido e elástico já que a pandemia pode demorar um pouco a passar”, comenta a organizadora do projeto, Miriam Rodrigues.

Segundo Miriam, a meta agora é conseguir mais doações para a continuidade do projeto. As doações que podem ser feitas são de tecidos 100% algodão, TNT, malha/fio de malha, tesoura de tecido, agulhas, linhas, elásticos. A entidade recomenda que os materiais sejam higienizados e embalados para evitar a disseminação do vírus.

Quem tiver vontade de participar como voluntários na confecção das máscaras deve entrar em contato com o Sesc. Os participantes poderão receber videoaulas e materiais de orientação para aprenderem a confeccionar as máscaras em casa, com ou sem máquina de costura.

Também receberão em casa os materiais para a produção das máscaras. O recolhimento das máscaras prontas será feita pelo Sesc, que organizará as entregas. Outras informações e agendamento para doação de produtos podem ser obtidas pelo telefone (48) 9 8416-6007 (WhatsApp).

Lives como ferramenta

O Sesc de Laguna também tem feito uso das transmissões ao vivo pela internet, através das mais variadas plataformas para continuar com seus projetos sociais, principalmente os que são voltados à terceira idade.

“A aceitação está sendo bem legal já que com a pandemia o atendimento presencial está suspenso. As pessoas têm participado e mandado fotos também. Temos alguns vídeos que ficaram gravados que já passaram das 600 visualizações”, comemora Miriam. Nesta quarta-feira, 17, o Sesc dá início às reuniões virtuais pela plataforma Google Meet.

A agenda semanal é composta pelas lives do grupo Cantoria Sesc, projeto de danças circular e sênior, projeto Tecnologia e as pessoas com mais de 60 anos. Todas acontecem às 16h, de segunda à sexta-feira.

Notícias relacionadas