Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma
 

Segundo as teorias de prevenção situacional que abordam a redução das oportunidades para o cometimento do crime, há quatro elementos principais que influem no risco de um ataque criminoso:

VALOR – agressores não tem interesse por alvos que não tenham valor para eles, o que determina condutas diferenciadas em relação ao objeto;

INÉRCIA – diz respeito ao peso do objeto e à possibilidade de ser transportado, isto é, somente são alvo objetos que possam ser carregados;

VISIBILIDADE – relaciona-se à posição em que o alvo se encontra, proporcionando maior ou menor oportunidade;

ACESSO – facilidade de se chegar ao alvo, incluindo posição das ruas, colocação de objetos perto das portas, portão aberto e outros aspectos que facilitem o acesso ao alvo.
Seja um cidadão atuante e compromissado com a segurança pública.

Por isso, aumente os esforços e dificulte o acesso aos alvos, controle os acessos, aumente os riscos, amplie a segurança, opte pela vigilância natural, evite aglomerações, reduza as recompensas, oculte os alvos, reduza as desculpas e estimule a conscientização.

🚨 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

🚔 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerenciou o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.