Pavimentação do acesso Norte é concluída e obra vai para fase de sinalização

A pavimentação do acesso Norte via Barbacena foi concluída nesta quarta-feira, 3. A obra, uma das mais aguardadas pelos moradores do bairro, foi iniciada em fevereiro e tem 5,3 quilômetros de extensão. A inauguração oficial ocorre nos próximos meses.

De acordo com a prefeitura, o próximo passo é a conclusão da colocação de sinalização e da instalação de lombada. Uma Comissão de Trânsito foi montada para definir os melhores locais para a colocação das elevações ao longo da via. Atualmente, a principal via de entrada no município é a rodovia estadual A-101-F (antiga SC-436).

A pavimentação inicia no acesso da BR-101, em Barbacena, e se conecta à avenida João Marronzinho, no loteamento Laguna Internacional. A rua Arno João Jerônimo (popular rua da Granja) também está sendo asfaltada, em trecho com cerca de 200 metros.

Um pequeno trecho, na região dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), não será asfaltado. Prefeitura e companhia encontraram uma pendência que impediu a pavimentação no entorno do leito ferroviário já que a FTC entende que ali é um pátio de manobra e há questões de segurança a serem respeitadas. “Mas conseguimos concluir 99% da pavimentação”, avalia o prefeito Mauro Candemil (MDB).

Segundo a prefeitura, a obra custou R$ 6.132.030,89, com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A execução é da empresa Qualidade, de Palhoça.

Obras complementares

Nas últimas semanas, um conjunto de obras complementares foi executada no entorno da pavimentação. A Secretaria e Obras e Transportes fez a drenagem de 950 metros na rua Arno João Jerônimo (conhecida como ‘rua da Granja’) para escoamento da água da chuva nos fundos das residências.

Já a Celesc fez o redirecionamento da rede de postos e a Casan ampliou sete quilômetros de novas redes de distribuição de água. A melhoria deve atender as comunidades de Barbacena e Portinho.

Cenas do passado – poeira na estrada de chão do acesso Norte. Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas