Foto: Elvis Palma

O transporte coletivo municipal em Laguna deve retornar gradativamente à circulação a partir do dia 15, segunda-feira. A data foi anunciada em videoconferência, nesta sexta-feira, 5, realizada pelos prefeitos das cidades que fazem parte da Amurel.

Mais cedo, uma reunião entre prefeitura e concessionária, realizada horas antes do anúncio feito pelo colegiado regional, havia sido decidido pela volta dos ônibus na quarta-feira, 10. A volta foi adiada, assim que aconteceu a definição regional.

Segundo apurado pelo Portal Agora Laguna, a Lagunatur retornará com as linhas urbanas e interior operando em horários reduzidos e atendendo prioritariamente ao comércio. As mesmas regras valem para Pescaria Brava, onde a concessionária também opera.

Uma reunião deve ser feita com a procuradoria municipal para a definição oficial das normas para retorno. A ideia é que o decreto saia até segunda-feira, 8.

Retorno gradual

Inicialmente, o retorno das atividades vai acontecer com os coletivos circulando a partir das 7h30 (primeira viagem) e meio-dia (retorno), e, ainda, a partir das 18h (última viagem), junto com o fechamento das lojas. Há possibilidade de uma viagem no início da tarde. A empresa ainda não fixou os horários de circulação.

A linha Mar Grosso x Cabeçuda, principal da empresa, terá horários adicionais também com objetivo de atender ao comércio local. Nos três primeiros dias, um funcionário da concessionária estará nos coletivos para a venda de cartão de vale-transporte para carga em créditos. A medida é para evitar o comércio de passagens em dinheiro, evitando possível contágio.

Regras

  • Ônibus circularão com metade da capacidade – em média, um coletivo em Laguna tem 44 lugares, então viajaria com 22 passageiros, por exemplo.
  • A empresa vai disponibilizar álcool em gel nos veículos.
  • O passageiro deverá utilizar máscara.
  • Os grupos de risco, que são mais suscetíveis ao contágio (como idosos acima de 65 anos), não estão autorizados a embarcar nos veículos, neste primeiro momento.
  • Os coletivos serão higienizados após cada viagem.