Foto: Shannon Stapleton/Reuters/Reprodução

Pescaria Brava registrou um salto considerável de confirmações do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e passou de cinco casos positivos para 14, segundo boletim da prefeitura divulgado nesta quarta-feira, 17. A estatística cresceu 180%, com o acréscimo de nove novos casos.

O número de pessoas curadas da Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus também acompanhou a curva de crescimento e passou de um para seis. “Cinco curados de hoje fizeram o teste, ficaram em 14 dias de isolamento e apresentam IGG, que é o anticorpo do coronavírus, mas não o IGM, que é quando o paciente pode transmitir o vírus”, esclarece o secretário de Saúde de Pescaria Brava, Henrique Castro de Souza.

Três moradores da cidade ainda aguardam resultados de exames e 59 já tiveram o diagnóstico negativo para a contaminação pelo vírus – três a mais que no dia anterior, conforme o boletim. Mais cedo, Laguna também informou uma nova confirmação e chegou a 31 casos positivos.

“Reforçamos todos os protocolos de prevenção, como distanciamento mínimo, evitar aglomerações, utilizar máscara em todos os locais de circulação, usar álcool em gel com frequência. A prevenção sempre será o melhor caminho. Não podemos agora descuidar; o descuido ajuda a propagação do vírus”, alerta o gestor.

SC ultrapassa 15 mil casos

Nesta quarta-feira, o Governo de Santa Catarina informou que houve a confirmação de 15.015 casos confirmados de coronavírus no estado. O boletim aponta que 12.633 estão recuperados e 2.166 continuam em acompanhamento.

O coronavírus já casou 216 mortes no estado. Os casos mais recentes são de três homens, moradores de Taió (49 anos), Itajaí (55) e Penha (60), e uma mulher de Itaiópolis (69 anos). Todos tinham registro de comorbidades. A taxa de letalidade é de 1,44%.

No estado, já são 250 cidades com ao menos um caso confirmado – entraram para a lista Guarujá do Sul, Lebon Régis, Major Vieira, Ouro Verde e Vargem. O município com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 é Chapecó, no Oeste, com 1.141 casos. Em seguida, estão Concórdia (1.105), Itajaí (1.052), Florianópolis (1.000), Blumenau (830), Balneário Camboriú (750), Joinville (675), Criciúma (493), Xaxim (344) e Palhoça (328).

A ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina é de 63%. O estado tem 1.316 leitos disponíveis pelo SUS e estão ocupados 829 – pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus ocupam 197 leitos.

Brasil

Conforme dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, há 960.309 casos confirmados no Brasil. O coronavírus foi o responsável pela morte de 46.665 pessoas no país, desde o início da pandemia.

Divulgação/PMPB