Novos casos de contaminação por coronavírus são confirmados em Laguna

Subiu de 34 para 37 o número de pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus no município de Laguna. Os dados foram informados no início da noite desta sexta-feira, 19, pela prefeitura em novo boletim epidemiológico.

Os novos casos são de três homens, moradores dos bairros Portinho, Progresso e Magalhães, de acordo com as informações divulgadas pela prefeitura. As idades não foram informadas até o momento.

No dia anterior, Laguna já tinha acrescentado mais três diagnósticos positivos e voltou a registrar o mesmo número de confirmações.

As estatísticas indicam ainda que o número de curados cresceu de 26 para 28. Há 37 pessoas no município aguardando pelos resultados das amostras coletadas e enviadas ao Lacen.

Caso em análise

Uma das pessoas que receberam diagnóstico de confirmação por meio de testagem rápida e consta no boletim de quinta-feira, está tendo seu local de moradia oficial analisado pela Vigilância Epidemiológica de Laguna.  O paciente foi diagnosticado por teste rápido em Capivari de Baixo por uma empresa privada.

O caso foi contabilizado em Laguna por ele ser residente em Figueira, por causa Cartão Nacional de Saúde (CNS). Porém, ele não seria morador da comunidade e o setor epidemiológico trabalha para confirmar a informação – procedimento padrão adotado em alguns casos confirmados. A situação foi relatada pelo enfermeiro Fernando Di Frank, que coordena as estratégias de enfrentamento à Covid-19 no município, em entrevista ao Portal Agora Laguna.

SC ultrapassa 16,3 mil casos

O boletim mais recente do Governo de Santa Catarina informa que o estado contabiliza 16.322 casos confirmados de Covid-19. Destes, 13.599 estão recuperados e 2.489 continuam em acompanhamento. Os dados foram atualizados às 11h, desta sexta-feira, 19.

O coronavírus já causou 234 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,43%. Dos 12 óbitos mais recentes, 11 pacientes eram idosos e  tinham comorbidades. A única exceção é um homem de 32 anos, de Chapecó, que não tinha registro de outras doenças.

As demais mortes são de cinco mulheres, sendo uma de Joinville (89 anos), duas de Ipuaçu (76 e 96) e duas de Chapecó (77 e 80), e seis homens, dos quais um é de Florianópolis (74 anos), um de Itajaí (67), dois de Balneário Camboriú (75 e 87) e dois de Joinville (67 e 85).

Os municípios de Bom Retiro, Major Gercino, Rio das Antas e São Pedro de Alcântara passaram a fazer parte da lista dos que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 257 cidades. O local com a maior quantidade é Chapecó, com 1.186 casos, seguida por Concórdia (1.165), Itajaí (1.117), Florianópolis (1.052), Blumenau (907), Balneário Camboriú (825), Joinville (818), Criciúma (516), Xaxim (393) e Navegantes (378).

Brasil

Conforme dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, há 1.038.568 casos confirmados no Brasil. O coronavírus foi o responsável pela morte de 49.090 pessoas no país, desde o início da pandemia.

Divulgação/PML

Notícias relacionadas

Previous
Next