Previous
Next

Livro de jornalista do Farol chega à segunda edição

No mês em que o Farol de Santa Marta completou 129 anos, o jornalista e professor José Henrique de Souza se prepara para lançar a segunda edição do livro que leva o nome da imponente estrutura localizada no Cabo de Santa Marta. Lançada em dezembro de 2019, a primeira remessa da obra esgotou em seis meses.

Souza acredita que o apreço dos leitores pela história, o conteúdo espiritual e a curiosidade pelo cenário paradisíaco onde romance se passa foram alguns dos motivos que levaram os leitores a despertarem interesse pela obra. ‘Farol de Santa Marta – A Trilogia’ reúne em uma única publicação, três livros escritos pelo autor em épocas diferentes, compartilhando entre si, a ilha de Laguna como cenário.

“Aprendi a conviver com nativos, com sua cultura familiar e com suas histórias de vida. As conversas com pescadores locais e a inspiração causada pelas belezas naturais, me inspiraram e me motivaram a passar uma mensagem que vai de encontro com a evolução do ser humano”, acrescenta o jornalista.

Mesclando realidade com ficção, o romance fala da vida humana. ‘A Trilogia’ traz a história de Salvino, um velho que por muitos é visto como um louco, mas que para outros transparecia ser a essência divina encarnada na pessoa certa. O enredo apresenta ainda Cauan, filho de Salvino, que teima em querer seguir os passos do pai, e as histórias comoventes de Terezinha, mãe do jovem, e a neta Vitória.

A trama é completada, também, por outros personagens que procuram paz, liberdade e conhecimento interior no Farol. “O livro mostra uma realidade viva e presente no cotidiano das famílias: a educação dos filhos”, descreve o autor.

Sétimo livro

Professor residente da região, o escritor é membro das academias Tubaronense de Letras (Acatul) e de Letras do Brasil – seccional Laguna (ALBSC) e em quase trinta anos de carreira literária já publicou seis obras.

Começou em 1993 com ‘Risos e Sentimentos’, que vem recheado de contos. Dez anos depois, aparece a primeira obra que traz a bela ilha de Laguna como cenário: ‘A Energia do Farol de Santa Marta’ (atualmente na 6ª edição), que foi seguida por ‘De volta ao Farol’, de 2005 (hoje, na 3ª edição), e ‘Os Anjos do Farol’, de 2008 (que alcançou a 2ª edição). Estes três foram agrupados em ‘A Trilogia’.

Antes de se dedicar ao novo romance, escreveu dois livros para auxiliar pessoas que precisem encarar plateias: ‘Perca o Medo de Falar em Público’ é de 2011 e ‘Aprenda a Falar em Público’ foi lançado há seis anos, em 2013.

Notícias relacionadas