Jovem atleta de Pescaria Brava precisa de doação de sangue

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,464 visualizações,  12 views today

Marielle dos Santos Fernandes tem 30 anos, mora em Pescaria Brava e é ciclista, com participação em diversas competições da modalidade. Ela se envolveu em um grave acidente de trânsito, passou por uma cirurgia e agora precisa de doação de sangue.

Segundo a família, Marielle irá passar na próxima quarta-feira, 17, pelo segundo procedimento cirúrgico. Além disso, ela está com quadro anêmico, necessitando de reposição sanguínea. O sangue da atleta é do tipo A positivo.

O acidente aconteceu na estrada geral do Sertão da Estiva, em uma curva fechada, a atleta foi atingida por um carro. A jovem estava em uma moto e teve fraturas em nove partes da perna e no ombro.

Para doar, basta procurar o Hemosc mais próximo. Em Tubarão, a unidade de coleta fica na rua Santos Dumont. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 12h30 e acontece via agendamento telefônico pelos números (48) 3444-7410 e 3444-7414.

Como doar

Neste domingo, 14, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Na coleta, são retirados aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.

De acordo com o Hemosc, a coleta leva em torno de 55 minutos. A doação, no caso de Marielle, é vinculada, ou seja, o doador informa que foi à unidade procurando doar para uma paciente específica.

Os outros tipos de doação são: espontânea, feita por decisão do doador como atitude solidária e a autóloga, quando a pessoa doa para si mesmo.

Quem pode doar
  • A pessoa deve ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade entre 16 e 17 anos de idade, podem doar mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação, evitar o jejum e fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Cuidados devido à pandemia

O Hemosc informou que por causa da pandemia do novo coronavírus, os hemocentros têm tomado alguns cuidados extras.

  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo coronavírus, estão inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
  • Pessoas que foram infectadas pelo vírus após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, estão inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo coronavírus, estão inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo coronavírus, estão inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Notícias relacionadas