Previous
Next

Jovem atleta de Pescaria Brava precisa de doação de sangue

Marielle dos Santos Fernandes tem 30 anos, mora em Pescaria Brava e é ciclista, com participação em diversas competições da modalidade. Ela se envolveu em um grave acidente de trânsito, passou por uma cirurgia e agora precisa de doação de sangue.

Segundo a família, Marielle irá passar na próxima quarta-feira, 17, pelo segundo procedimento cirúrgico. Além disso, ela está com quadro anêmico, necessitando de reposição sanguínea. O sangue da atleta é do tipo A positivo.

O acidente aconteceu na estrada geral do Sertão da Estiva, em uma curva fechada, a atleta foi atingida por um carro. A jovem estava em uma moto e teve fraturas em nove partes da perna e no ombro.

Para doar, basta procurar o Hemosc mais próximo. Em Tubarão, a unidade de coleta fica na rua Santos Dumont. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 12h30 e acontece via agendamento telefônico pelos números (48) 3444-7410 e 3444-7414.

Como doar

Neste domingo, 14, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Na coleta, são retirados aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.

De acordo com o Hemosc, a coleta leva em torno de 55 minutos. A doação, no caso de Marielle, é vinculada, ou seja, o doador informa que foi à unidade procurando doar para uma paciente específica.

Os outros tipos de doação são: espontânea, feita por decisão do doador como atitude solidária e a autóloga, quando a pessoa doa para si mesmo.

Quem pode doar
  • A pessoa deve ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade entre 16 e 17 anos de idade, podem doar mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação, evitar o jejum e fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Cuidados devido à pandemia

O Hemosc informou que por causa da pandemia do novo coronavírus, os hemocentros têm tomado alguns cuidados extras.

  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo coronavírus, estão inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
  • Pessoas que foram infectadas pelo vírus após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, estão inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo coronavírus, estão inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo coronavírus, estão inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Notícias relacionadas