Divulgação/HNSC

Claire da Silva Goulart está há 115 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, e é uma pessoa carismática como toda a equipe médica que faz seu acompanhamento. Na última sexta-feira, 5, a moradora de Pescaria Brava completou 60 anos e ganhou uma comemoração que vai ficar marcada em sua memória.

A ação teve objetivo de amenizar o cotidiano de uma internação e retribuir o carinho que ela tem com todos os membros do hospital, onde ela faz uso do tratamento de referência da casa hospitalar.

Na sexta, Dona Claire, como é carinhosamente chamada, além da equipe médica e assistencial, recebeu a visita da família. Balões decoraram o leito, presentes e docinhos foram dados e um parabéns foi cantado, para marcar o aniversário.

“A dona Claire sempre interage muito com a equipe, conhece cada um deles e se interessa muito pelo seu tratamento. Conversar com ela já virou parte da rotina dos médicos, enfermeiros e técnicos. Com essa comemoração, percebemos que ela e a família ficaram emocionadas e felizes, o que dá força pra que sigam enfrentando as adversidades”, destaca a coordenadora da UTI, Liliane Braga de Souza.

Segundo o HNSC, essa ação faz parte do processo de humanização no atendimento gerado pela campanha “O Que Importa Para Você?”. O movimento foi criado em 2010 pelo Institute for Healthcare Improvement (EUA) e foi trazido para a América Latina pela Associação Congregação de Santa Catarina, que administra o hospital.

O processo de humanização tem a intenção de apoiar o envolvimento ativo dos pacientes, questionando quais os seus principais desejos naquele momento e, com base nas respostas, promover atividades especiais dentro da rotina da internação.