Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) lança às 13h, desta quinta-feira, 18, uma ferramenta para possibilitar a solicitação da segunda via da carteira de identidade pela internet.

Por ano, o instituto emite mais de 550 mil cédulas de identificação e aproximadamente 70% são segundas vias. “No momento em que uma pandemia assola o mundo, esta ferramenta diminuirá a circulação de pessoas nas unidades de atendimento do IGP e postos de identificação conveniados, fazendo com que elas se dirijam ao IGP apenas uma vez, para retirar o documento pronto”, comenta o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Para obter a segunda via, o solicitante deve acessar o site do instituto (clique aqui). É necessário ter feito a primeira via do documento em Santa Catarina. A emissão será feita após o pagamento da taxa  de R$ 38,78 (guia DARE). A geração do boleto acontece antes do término da solicitação e apenas no site do IGP.

A ferramenta automaticamente irá informar se o cidadão se encaixa ou não nos requisitos mínimos para poder solicitar a 2ª via rápida da carteira de identidade em Santa Catarina. Caso não se encaixe, o sistema fará o direcionamento para o agendamento presencial.

Informações importantes

  • O documento emitido na solicitação de uma 2ª via rápida terá exatamente os mesmos dados da última emissão em SC.
  • Somente o próprio requerente poderá retirar a 2ª via rápida, sem exceções. No caso de menores de 16 anos, o responsável legal deverá estar junto para que o documento seja entregue.
  • Por questões de segurança, as retirada da 2ª via rápida ocorrerá inicialmente somente em unidades do IGP/SC, após confronto papiloscópico para certificar a identidade do retirante presencial como sendo a mesma do requerente virtual.
  • Qualquer alteração que necessite ser feita nos dados da carteira de identidade implicará obrigatoriamente na necessidade de atendimento presencial no IGP ou postos de identificação conveniados.