Fechamento de praias e outras restrições sociais são estudadas em Laguna

A prefeitura de Laguna informou em seu site que está elaborando um decreto para ser publicado nos próximos dias com uma série de restrições sociais. Os pontos em discussão incluem: fechamento de praias, praças, pontos turísticos, além de restrições no funcionamento de estabelecimentos que podem gerar aglomeração de pessoas.

As medidas são baseadas em um relatório entregue à Procuradoria Jurídica pela Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira, 23, e são respostas às constantes cenas de praias lotadas, como as vistas no último fim de semana, em especial no Mar Grosso.

“Esse relatório irá basear um novo decreto com medidas mais restritivas, que pretendemos divulgar amanhã”, garante o procurador geral do município, Antônio dos Reis. Nesta semana, cidades como Florianópolis, Criciúma, Tubarão e Joinville, iniciaram estudos ou já anunciaram restrições sociais.

As medidas seguem os conceitos dos primeiros decretos de situação de emergência do governo estadual que impuseram a quarentena em Santa Catarina, nos primeiros dias da pandemia do novo coronavírus, em março. Desde o início de junho, cada cidade pode decretar medidas mais restritivas em seu território ou seguir entendimentos regionais.

Medidas recomendadas

Conforme a prefeitura, a partir do relatório está sendo estudado:

  • Fechamento total do acesso a  praias, praças e demais pontos turísticos nos finais de semana e restrições em dias de semana.
  • Liberação do funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes, com restrição de dias e horários, bem como com limitação de consumidores.
  • Liberação do funcionamento de mercados e supermercados, com número ainda mais reduzido de clientes (um consumidor a cada 16 metros) e limite máximo de funcionamento até às 22h.
  • Liberação do funcionamento de salões de beleza e atividades afins, com limitação ainda maior no número de pessoas, sendo autorizado somente com horário marcado e respeitando o intervalo de 15 minutos entre um cliente e outro para higienização do local.
  • Liberação de locais de atividades físicas (academias e afins), com número reduzido (uma pessoa a cada 25 metros quadrados), com horários agendados e com intervalo de 15 minutos entre um cliente e outro para higienização do local.
  • As atividades esportivas amadoras devem ser proibidas. Recentemente, o governo do Estado liberou atividade esportiva profissional, pois os clubes, agremiações ou outras classes, podem garantir através de seus respectivos departamentos médicos, testagem e controle dos atletas ligados diretamente a estes, o que não ocorreria na prática amadora.
  • O transporte via balsa não pode ser fechado, pois é o meio de deslocamento de moradores da região da ilha ao município. A operação deverá ser organizada com mais restrições.
  • Eventos e shows musicais estão proibidos (mesmo quando for um único músico). O documento diz que a proibição é necessária já que isso é um “mecanismo para atrair público para o estabelecimento e consequentemente, aglomeração de pessoas”.

Notícias relacionadas