Previous slide
Next slide

Atleta Marielle Fernandes ganha alta depois de quase uma semana

Previous slide
Next slide

A ciclista Marielle dos Santos Fernandes, 30 anos, moradora de Pescaria Brava, ganhou alta nesta terça-feira, 16, após fazer a cirurgia no braço, decorrente de fraturas causadas por um acidente de trânsito na última semana. O procedimento cirúrgico seria feito só na quarta-feira, 17, mas foi antecipado e realizado na segunda-feira, 15.

A família da atleta tinha começado, na última semana, uma campanha para obter doações de sangue A positivo. A jovem apresentou quadro anêmico e a reposição sanguínea foi necessária para garantir que ela teria condições de passar pela nova cirurgia.

“Meu sentimento de gratidão a todos que se dispuseram a doar sangue, pelas mensagens diárias que recebi, pelas orações e por tanto carinho”, agradeceu Maria Fernandes, irmã da ciclista.

Marielle se envolveu em um acidente na estrada geral do Sertão da Estiva. Em uma curva fechada, a atleta foi atingida por um carro. A jovem estava em uma moto e teve fraturas em nove partes da perna e no ombro.

Doação

A campanha de doação de sangue para a atleta de Pescaria Brava encerrou, mas ainda é possível doar para os hemocentros, que são frequentemente utilizados e necessitam de reposição constante de estoque.

A unidade de coleta mais próxima de Laguna fica em Tubarão. O centro está localizado na rua Santos Dumont e tem atendimento de segunda à sexta, das 7h30 às 12h30. Para doar, agende um horário pelos telefones (48) 3444-7410 e 3444-7414.

Na coleta, são retirados aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. O procedimento dura em torno de 55 minutos.

A doação pode ser vinculada, ou seja, o doador informa que foi à unidade procurando doar para uma paciente específica. Há ainda a doação espontânea, feita por decisão do doador como atitude solidária e a autóloga, quando a pessoa doa para si mesmo.

Quem pode doar
  • A pessoa deve ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade entre 16 e 17 anos de idade, podem doar mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação, evitar o jejum e fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Cuidados devido à pandemia

O Hemosc informou que por causa da pandemia do novo coronavírus, os hemocentros têm tomado alguns cuidados extras.

  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo coronavírus, estão inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
  • Pessoas que foram infectadas pelo vírus após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, estão inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo coronavírus, estão inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo coronavírus, estão inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Previous slide
Next slide

Notícias relacionadas