Apenas um caso foi notificado nas últimas 24 horas; Laguna tem 21 pacientes suspeitos de coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 60 visualizações,  4 views today

Poucas foram as mudanças dos números atualizados do coronavírus nesta sexta-feira, 12, se comparado ao dia anterior. O boletim epidemiológico da prefeitura traz apenas um novo caso suspeito na cidade, sendo que os demais dados não sofreram alterações.

Segundo o mais recente relatório, 21 pacientes aguardam pelo resultado das análises das coletas e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina, para saber se estão ou não com o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, já foram 284 notificações, com o total de 234 casos descartados. Ao todo, 29 pacientes contraíram o vírus, e 19 já são considerados curados.

Atualmente, há 10 pessoas com o vírus ativo em Laguna, que fazem tratamento domiciliar, à espera de ganharem alta desse período de isolamento.

  • um homem do Magalhães, entre 35 e 45, confirmado em 1º de junho
  • um homem do Mar Grosso, entre 35 e 45, confirmado em 1º de junho
  • um homem de Morro Grande, 50, confirmado em 3 de junho
  • um homem de Cabeçuda, 56 anos, confirmado em 4 de junho
  • uma mulher de Cabeçuda, 42 anos, confirmada em 4 de junho
  • uma mulher do Magalhães, 46, confirmada em 5 de junho
  • um homem do Centro, 53, confirmada em 5 de junho
  • dois homens do Farol de Santa Marta, ambos 29 anos, confirmados em 6 de junho
  • uma mulher da Vila Vitória, 36, confirmada em 6 de junho

Um caso foi confirmado por meio de teste rápido pela prefeitura de Imbituba. A paciente é moradora de Laguna e trabalha na área da saúde do município vizinho. A Vigilância Epidemiológica de Laguna informou que estão sendo feitos exames complementares para atestar ou não a contaminação pelo coronavírus, isso explica porque o caso não está sendo contabilizado pela estatística do município.

Lacen sofre com desabastecimento de reagente

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), divulgou nesta quinta-feira, 11, que está em falta um dos reagentes necessários para o exame que detecta o novo coronavírus, o que está causando o represamento de cerca de 1 mil testes em Santa Catarina.

Segundo a diretora do órgão, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, essa falta começou no início da semana e é temporária. Para a realização do exame, são dois kits diferentes: um de detecção e outro de extração do RNA do vírus, o que está em falta.

“Estamos priorizando a testagem de casos graves e pacientes internados com o que ainda temos. Já casos leves, com poucos sintomas ou assintomáticos estão sendo deixados para fazer depois, quando o insumo chegar”, diz Marlei.

De acordo com a secretária de saúde de Laguna, Valéria Olivier, já são três dias que a cidade não recebe resultados do Lacen.

Equipes do laboratório se revezam em três turno, com a colaboração de estudantes e voluntários.

Coronavírus em SC: Estado confirma 13.165 casos e 191 óbitos por Covid-19

O Governo de Santa Catarina informou que há registro de 13.165 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 8.919 estão recuperados e 4.055 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 12. O coronavírus já causou 191 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,45% e se mantém como uma das menores do Brasil.

Os cinco óbitos mais recentes são de duas mulheres, de Tubarão (85 anos) e Ipuaçu (44), e três homens, de Blumenau (80 anos), Xaxim (48) e Vargem Bonita (68). Os dois últimos não tinham registro de comorbidades, mas o de Vargem Bonita fazia parte de grupo de risco em razão da idade.

O número de municípios com casos confirmados permaneceu 238, sem alterações em relação ao dia anterior. A maior quantidade continua com Chapecó, que contabiliza 1064 casos. Em seguida, estão Concórdia (1018), Itajaí (914), Florianópolis (900), Blumenau (785), Balneário Camboriú (608), Joinville (569), Criciúma (457), Navegantes (298) e Palhoça (294).

Dos 1.316 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 814 ocupados, sendo 162 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 61,9% e há 502 leitos vagos atualmente.

Brasil

Até às 18h30, os dados mais recentes sobre o novo coronavírus no Brasil, com base em levantamento das secretarias estaduais de Saúde indicavam 809.398 casos confirmados e 41.162 mortes no país.

Divulgação/PML