Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
 

A Epagri/Ciram emitiu nesta segunda-feira, 29, um alerta para a região Oeste catarinense de chuva com temporais localizados, com raios, rajadas de vento forte e granizo. A chuva pode ser localmente forte, com totais elevados em curto espaço de tempo, por conta de uma frente fria em formação, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil estadual, os volumes mais significativos ocorrem entre o Oeste e Litoral Sul. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí a chuva deve ocorrer em forma de pancadas. No decorrer do dia as temperaturas caem no Oeste, a mínima deve ocorrer a tarde na região, chegando a 10ºC. No Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, temperaturas mais elevadas a tarde, com máxima de até 27ºC.

Ventania e mar muito agitado a grosso com risco de ressaca

A previsão indica chances de vento forte a partir da madrugada desta terça-feira, além do declínio da temperatura até o próximo sábado. Entre esta terça e quarta-feira, pode haver rajadas persistentes de vento com forte intensidade de 60 a 80 km/h, podendo superar 100km/h, em alguns municípios. Na terça-feira, 30, vento de nordeste a noroeste, passando a oeste/sudoeste na quarta-feira, 1°, onde o vento permanece mais intenso do Meio-Oeste ao Litoral.

Leia também: Próximos dias com temperatura baixa e pancadas de chuva

No litoral catarinense, principalmente de Passo de Torres a Florianópolis, o mar estará muito agitado a grosso, com ondulação de sul de 2 a 3 metros em média e picos de 4 a 4,5 metros, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Frio intenso de quarta-feira a sábado

A massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil deixa a quarta-feira 1°,  com a temperatura abaixo de 10°C durante o dia e não se descarta a ocorrência de chuva congelada e /ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.

A partir de quinta-feira, 2, o ar mais seco e frio favorece mantém a temperatura mais baixa na noite e amanhecer, com mínima de 0°C a – 6°C e condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto. No Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, mínima de 0°C a 5°C com chance de geada isolada. No Litoral, mínima de 4°C a 9ºC.

Em Laguna

Terçamínima 10ºC e máxima 14ºC – encoberto com chuva;
Quartamínima 7ºC e máxima 13ºC – sol com algumas nuvens;
Quintamínima 3ºC e máxima 11ºC – sol com algumas nuvens;
Sexta:
mínima 3ºC e máxima 14ºC – ensolarado.

Veja os detalhes

Segunda-feira (29/06):
Tempo: predomínio de nuvens com poucas aberturas de sol em SC. No oeste, condição de chuva a partir da manhã, estendendo-se ao sul e Grande Florianópolis na tarde e noite. No norte de SC, chuva fraca à noite. Risco de temporal isolado especialmente no oeste.
Temperatura: permanece baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: massa de ar frio em SC. Cavado (área de baixa pressão) em formação no Sul do Brasil.

Terça-feira (30/06):
Tempo: céu encoberto com chuva e temporal isolado em SC, melhorando no fim do dia a partir do oeste e sul do estado.
Temperatura: permanece baixa devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste a noroeste/oeste, moderado com rajadas de 50 a 80 km/h, podendo superar 100 km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.
Sistema: frente fria em formação, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do RS e SC.

Quarta-feira (01/07):
Tempo: mais nuvens com chance de chuva fraca no oeste e sul do estado. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens.
Temperatura: baixa com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar. Pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas, mais intensas no Planalto Sul e Litoral (60 a 100 km/h).

Quinta-feira (02/07):
Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa devido a massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral no início do dia.

Sexta-feira (03/07):
Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa em todas as regiões. Na madrugada e amanhecer condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.